
Um convênio para concessão de estágios na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) à alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Roraima (UFRR) foi assinado na manhã desta quinta-feira, 3. Iniciativa surgiu a partir do curso de Letras-Libras, que mediou o contato próximo dos alunos com os profissionais que atuam na Casa Legislativa.
Ao abranger para todos os cursos que exijam estágio obrigatório, a ação permitirá que acadêmicos desenvolvam suas atividades complementares nos departamentos ou programas permanentes da ALE-RR.
A diretora de assuntos pedagógicos da UFRR, Edlauva Oliveira, explica que os estágios ainda estão em processo de discussão para implementação, mas irão beneficiar diversos alunos da universidade.
“Muitos dos nossos estudantes são trabalhadores, então as vezes eles tem dificuldades de participar das atividades de estágio. Uma oportunidade como essa, possibilita que os estudantes que tem dificuldades de fazer uma atividade sem remuneração, que não tem contrapartida, que é o que esses estágios remunerados possibilitam”, explica Edlauva.
A iniciativa para a concessão dos estágios iniciou a partir de um diálogo do curso de Letras-Libras, que através da professora Thaysa Oliveira, possibilitou também extender a experiência profissional para os outros cursos.
A professora explica, que a troca de experiências dos alunos com os tradutores/intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) já beneficiou dez acadêmicos.
“Lá [na ALE-RR] nós temos três intérpretes, que inclusive são egressos do nosso curso, que atuam na rádio e TV Assembleia, que atuam nas sessões e nas demais atividades tanto na tradução quanto na interpretação. Para os nossos alunos foi muito interessante, pois eles tiveram contato com a atuação com o contexto jurídico e político. Nem todos os sinais existem nesses contextos, então eles puderam aprender na prática as dificuldades da profissão”, explica Thaysa.