Um funcionário da Escola Municipal Professora Laci Ribeiro Alves, no bairro Santa Cecília, localizado no município Cantá, procurou a FolhaBV para relatar uma série de situações vividas pelos estudantes e professores da instituição.
Conforme a denúncia, alguns alunos estariam assistindo às aulas no corredor da escola, pois a sala não comporta todos os 37 alunos da turma do 4° ano. Além disso, afirmou que há turma de estudantes cuja aula acontece na sala dos professores durante os turnos matutino e vespertino, por falta de espaço apropriado para abrigar todos.
Relata também a falta de segurança aos alunos que utilizam o transporte escolar. Segundo o funcionário, o veículo anda superlotado e sem equipamentos básicos de segurança, como cinto. “As crianças passam o caminho todo em pé, o retrovisor direito está quebrado, as portas do ônibus não fecham, não tem limpador para-brisa. É um risco total”, disse.
Por fim, reclama que os professores carecem de material didático básico para ministrar as aulas. Caso precisem de algo, afirma que precisam custear os materiais com o próprio dinheiro.
Outro lado
A FolhaBV entrou em contato com a Prefeitura Municipal do Cantá, que se manifestou por meio da seguinte nota:
Não procede a informação de que alunos estejam recebendo aula normal em corredor. Porém vale ressaltar que a aprendizagem dos alunos pode ser trabalhada em qualquer espaço ou ambiente dentro da escola, seja em aula ou atividade extraclasse.
A escola e o professor têm autonomia de diversificar suas aulas, sendo na sala de aula convencional ou em outro ambiente escolar de livre escolha, como quadra, árvore, área coberta ou salas usadas pela gestão, desde que promova o ensino aprendizagem.