Os alunos da Escola Estadual Vanda Pinto da Silva, localizada no bairro Santa Teresa, relataram uma situação com a gestão escolar na tarde desta quarta-feira (03). Segundo eles, foram impedidos de entrar na sala de aula por falta de fardamento completo.
Em relato à FolhaBV, um estudante informou que ele e mais de 30 alunos ficaram no refeitório porque estavam apenas com a blusa da escola. Ele ainda disse que, inicialmente, a gestão deu um prazo para que os alunos fossem completamente fardados, mas que depois mudaram a medida e não seria obrigatório o uso da calça e calçado escolar.
“Foi falado para os alunos que, por enquanto, a calça não seria obrigatória nem o calçado, somente a blusa. Porém foi informado de última hora que a calça e o calçado seriam obrigatórios, sem dar um prazo para quem não tem condições de comprar agora”, relatou o aluno.
A situação teria ocorrido no início desta tarde e durado cerca de uma hora. Depois, os estudantes foram autorizados a entrar nas salas.
O que diz a Secretaria de Educação
A reportagem procurou a Secretaria de Educação para se manifestar sobre a situação. Em nota (na íntegra ao final do texto), a Secretaria afirmou que um grupo de estudantes, que possuem o fardamento, optou por assistir às aulas na Escola Estadual Vanda da Silva Pinto sem uniforme e com vestimentas consideradas inadequadas de acordo com o regimento interno da instituição. Por isso, a gestão escolar abordou ao alunos e pediu que fossem para casa e retornassem à escola com o uniforme.
“Não foi determinado que os estudantes não retornassem à escola; ao contrário, todos são incentivados a frequentar as aulas normalmente, com o devido uniforme quando possível, garantindo assim um ambiente escolar adequado para o aprendizado de todos os alunos”, explicou a Seed.
O pronunciamento da Secretaria ainda ressaltou que existe assistência aos casos em que os pais não conseguiram adquirir o uniforme. “São convidados a informar a situação na escola e, desta forma, os alunos recebem uma autorização para entrar na unidade e assistir às aulas sem sofrer prejuízos até que a vestimenta seja providenciada”, diz ainda o pronunciamento.
Nota na íntegra
A Secretaria de Educação e Desporto informa que um grupo de estudantes da Escola Estadual Vanda da Silva Pinto que possuem o fardamento, optou por assistir às aulas na Escola Estadual Vanda da Silva Pinto sem uniforme e com vestimentas consideradas inadequadas de acordo com o regimento interno da instituição.
É importante ressaltar que a escola não proíbe a assistência de aulas aos alunos de forma deliberada e sem critérios: nos casos em que os pais não conseguiram adquirir o uniforme para os filhos por algum motivo, são convidados a informar a situação na escola e, desta forma, os alunos recebem uma autorização para entrar na unidade e assistir às aulas sem sofrer prejuízos até que a vestimenta seja providenciada.
Diante da situação do caso específico, a gestão escolar prontamente abordou os estudantes e solicitou que retornassem para casa, se vestissem adequadamente com o uniforme escolar e retornassem para assistir às aulas.
Não foi determinado que os estudantes não retornassem à escola; ao contrário, todos são incentivados a frequentar as aulas normalmente, com o devido uniforme quando possível, garantindo assim um ambiente escolar adequado para o aprendizado de todos os alunos.