Alunos do interior prestigiam feira de ciências em escola em Boa Vista

A II Mostra Científica da Escola Lobo D´Almada aborda temas relacionados à questões climáticas, agronegócio, preservação e temas de teor reflexivo à sociedade

Feira de Ciências da Escola Lobo D´Almada tem como tema “Sustentabilidade, Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais” (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
Feira de Ciências da Escola Lobo D´Almada tem como tema “Sustentabilidade, Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais” (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Durante a II Mostra Científica e Cultural da Escola Lobo D´Almada, alunos da Escola Estadual João Vilena, de Bonfim, prestigiaram os projetos científicos da escola em Boa Vista, ao longo das exposições, estudantes trocam experiências do âmbito escolar. A feira é aberta ao público e ocorre nesta quinta-feira, 14, durante os turnos matutino e vespertino.

A professora da escola em Bonfim, Andreia Araújo, destaca a importância desses eventos no ambiente escolar e conta que a ideia de trazer os alunos de uma cidade à outra surgiu como uma maneira de motivar sua turma com passeios e dinâmicas.

“Para motivar meus alunos eu montei um passeio em Boa Vista para aqueles que se saíram bem nas notas, e quando descobri que na escola Lobo D´Almada ia acontecer uma feira de ciências todos nós ficamos animados e achei que seria uma oportunidade de levar meus alunos à conhecer novos projetos e conhecer trabalho e escolas diferentes”, contou a professora de história.

A II Mostra Científica e Cultural da Escola Lobo D´Almada tem como tema deste ano “Sustentabilidade, Diversidade, Saberes e Tecnologias Sociais”. Durante a exposição dos projetos, alunos apresentam trabalhos desenvolvidos durante todo o período letivo, abordando temas relacionados à questões climáticas, agronegócio, consumo consciente e preservação e temas de teor reflexivo à sociedade.

Alunos da Escola Estadual Lobo D´Almada exibem projetos científicos na II Mostra de Ciência e Cultura da instituição (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Queimadas em Roraima: “Preservar hoje para garantir o amanhã”

Um dos projetos em destaque evidenciou a crise climática atual, utilizando o período de secas e queimadas em Roraima. Para coletar dados e informações atuais sobre os níveis de fumaça da cidade, os alunos conheceram regiões devastadas pelas queimadas.

“Fizemos uma parceria com a Femahr, que levou a gente até à região Canauanim no município de Cantá para conhecer e a primeira coisa que acho válido destacar em nosso projeto é a parte da conscientização para a população, então, nossa maquete tem como objetivo mostrar uma área quer antes não tinha ações humanas, com as queimada e a outra parte já mostra o solo prejudicado e o bioma amazônico”, destaca o aluno Nicolas Cesar, do 3° ano.

Cartografia no dia a dia do alunos

Uma parceria entre alunos do 1° e 2° ano conduziu um estudo para observar a rota dos alunos da turma até chegar à escola, observando fatores como transporte público, carro, moto e bicicleta.

“Aqui na feira decidimos escolher a tecnologia da cartografia para ter acesso e criar mapas interativos para observar o deslocamento e planejamento dos alunos até chegar na escola, além de observar os horários e assim compreender alguns atrasos ou antecedências durante o percurso”, disse Ana Clara Negreiros, do 2° ano.

Segundo uma integrante do grupo, a cartografia explora a acessibilidade com aplicativos de GPS e mapas (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

O professor de matemática da instituição, Jorge Barros, menciona a importância da feira durante o ensino médio como fundamental para o aprendizado dos alunos, em especial alunos que ingressaram recentemente ao ensino médio.

Professor de matemática, Jorge Barros (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Essa feira é de grande importância para a escola e hoje para o novo ensino médio, e é de suma importância para o do desenvolvimento do aluno hoje na nossa Escola Lobo de Almada. Esses trabalhos foram feitos com muita dedicação, muito carinho por todos os professores orientadores. Então, aqui os alunos podem desenvolver suas ideias e aprender, assim como ensinar a nós também”, contou o professor.