
Estudantes da Escola Municipal Indígena Cícero Canuto de Lima, localizada na comunidade Monte Moriá I, participaram na última quinta-feira (17) de uma exposição científica voltada à valorização da cultura do povo Macuxi. A atividade ocorreu ao lado do malocão da comunidade, situada a cerca de 11 quilômetros da sede do município de Uiramutã.
Durante a programação, os alunos apresentaram 10 projetos relacionados a práticas culturais indígenas, como letramento na língua materna, artesanato, agricultura tradicional, pesca, traçados e culinária típica. Entre os trabalhos expostos, uma das turmas desenvolveu a maquete da própria comunidade, utilizando materiais recicláveis para representar o território onde vivem. A professora Leny Costa, responsável pelo projeto, destacou o aprendizado ambiental como parte da iniciativa.
“Esse trabalho também mostra a importância da preservação ambiental”, afirmou a educadora.
A gestora da escola, Karla Rodrigues, ressaltou que a ação promove o fortalecimento da identidade indígena por meio da educação. Segundo ela, a exposição também teve caráter preparatório para a feira de ciências prevista para ocorrer ainda este ano.
“Nossos alunos trabalharam em coletividade e isso é muito importante porque essa prática faz parte da rica cultura deste povo”, disse.
O evento recebeu a visita do prefeito Benísio Rocha (Rede), de secretários municipais, parlamentares do município e representantes do governo estadual e federal. A comitiva esteve na comunidade para uma reunião sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), cujo projeto-piloto está sendo conduzido no Uiramutã.
A escola Cícero Canuto de Lima atende atualmente 174 estudantes do 1º período da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental. A comunidade Monte Moriá I é composta por cerca de 490 moradores, todos da etnia Macuxi, dos quais 85 são chefes de família.
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Presente na exposição, o secretário municipal de Educação, Damázio de Souza Gomes, elogiou a iniciativa. Para ele, os projetos refletem o compromisso da gestão com o fortalecimento do ensino indígena.
“Quando trabalhamos de forma correta e planejada, o resultado aparece em sala de aula. Esse trabalho é prova disso”, afirmou o secretário.