Cantá terá curso de técnico em agropecuária da UFRR

Emenda do deputado federal Gabriel Mota custeará o projeto. Reitor Geraldo Ticianeli diz que curso pode ser ofertado ainda em 2025

Vista aérea da Escola Agrotécnica da UFRR, na zona rural de Boa Vista (Foto: Divulgação)
Vista aérea da Escola Agrotécnica da UFRR, na zona rural de Boa Vista (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) planeja implantar o curso de técnico em agropecuária no Município de Cantá, possivelmente na vila Félix Pinto. O projeto na cidade do Norte do Estado será custeado com parte de emenda de R$ 2 milhões do deputado federal Gabriel Mota (Republicanos-RR), destinada para a instituição de ensino.

Articulador da demanda, o parlamentar disse ter sugerido a vila cantaense como receptora da proposta por ser a região que mais cresce em Roraima. “Os jovens, quando terminam o Ensino Médio, têm que ir para Boa Vista cursar o Ensino Superior. Então, nascidos e criados na região não precisarão sair de lá”, afirmou.

O deputado federal Gabriel Mota (Foto: Divulgação)

O reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli, explicou que a implantação passou a integrar o plano de interiorização das atividades da universidade no Estado. Ele explicou que o curso será oferecido pela Escola Agrotécnica, em parceria com alguma escola da região.

O reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli, durante o programa Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Folha FM)

“Existe a possibilidade de o curso ser implantado no segundo semestre deste ano ou no primeiro semestre de 2026”, revelou Ticianeli, que destacou que a implementação ainda dependerá de visitas a Cantá e de consultas à população local para verificar a viabilidade do curso na região.