Cartilha de conscientização sobre o TDAH será lançada nesta sexta-feira, 12

O acesso à cartilha digital "Nós Existimos, Na Família, Na Escola e na Sociedade Roraimense" é gratuito

O evento de lançamento será às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima  (Foto: Divulgação)
O evento de lançamento será às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima (Foto: Divulgação)

Uma cartilha digital com orientações a respeito do diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) será lançada nesta sexta-feira (12). O intuito da “Nós Existimos, Na Família, Na Escola e na Sociedade Roraimense” é conscientizar a todos sobre a importância do diagnóstico, tratamento, dos direitos e da inclusão dessas pessoas na sociedade.

O ebook será gratuito e poderá ser acessado pelo público por meio de um cadastro, que será realizado no evento de lançamento. Vai acontecer às 8h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr), localizado na Praça do Centro Cívico, número 202, no bairro Centro.

O projeto foi formulado por duas instiuições sem fins lucrativos: o Instituto de Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade da Amazônia (Ietnos) e a Associação Municipal de Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (AMD-TDAH).

Da esquerda para a direita, Jacqueline Reis, vice-presidente da Ietnos, e Josélia Grudtner, presidente da AMD-TDAH (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Segundo a vice-presidente da Ietnos e psicóloga, Jacqueline Reis, a cartilha foi produzida conforme as normas da Associação Brasileira dos Portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (ABTDAH). Além disso, afirma que poderá ser utilizada como facilitadora pelos professores na formação de alunos com o diagnóstico e proporcionar uma melhor interação e desenvolvimento educacional.

“Muitas crianças apresentam os sintomas de TDAH, mas as famílias não aceitam e nem buscam tratamento. Além disso, os professores não têm o conhecimento técnico e nenhum material didático para auxiliar elas. Isso prejudica o desenvolvimento escolar dos alunos, porque são hiperativos e não conseguem prestar atenção às aulas. É preciso seguir um modelo de ensino totalmente diferente. É importante que a sociedade, os professores e as famílias tenham esse conhecimento para que não caiam no senso comum e discriminem as crianças com o diagnóstico”, explicou.

Para a presidente da AMD-TDAH e neuropedagoga, Josélia Grudtner, o documento servirá como um norteador para famílias e professores sobre o diagnóstico e vai incentivar um olhar diferenciado e humanizado para o transtorno. A cartilha pode ser solicitada de forma gratuita pelo WhatsApp da associação, o contato é (95) 984240855.

“Hoje, o TDAH é visto como um transtorno de neurodesenvolvimento, então vai muito além de uma criança desobediente ou hiperativa. Precisamos conscientizar as pessoas e trabalhar esse assunto nas escolas de forma educativa. Fizemos essa cartilha com muito estudo”, disse.