CONTEÚDO PATROCINADO

CCJUV - Programa especial da ALE-RR promove inclusão social por meio da capoeira

Aluna surda integra turma vespertina da modalidade e teve grande evolução na interação com colegas e professor.

Jandierry Araújo participa das aulas gratuitas do CCJuv há três anos (Foto: Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR)
Jandierry Araújo participa das aulas gratuitas do CCJuv há três anos (Foto: Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR)

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), oferece capoeira gratuitamente para pessoas de 6 a 60 anos. Uma das esportistas é Jandierry Araújo, aluna surda que participa das aulas há cerca de três anos.

Ela se comunica muito pouco usando as palavras, mas se expressa bem por meio dos movimentos característicos da capoeira, e todos conseguem compreendê-la com facilidade. O professor do CCJuv, mestre Maycon Araújo, leciona aulas para Jandierry desde quando ela entrou no programa da ALE-RR e relata a evolução da aluna.

Servidor da ALE-RR, mestre Maycon Araújo enfatizou evolução comunicacional da aluna com deficiência (Foto: Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR)

“Com a capoeira, ela vem desenvolvendo uma coordenação motora muito forte, bem como permitiu crescer a parte comunicativa e integrativa dela comigo e com os alunos. Apesar de não falar e não ouvir, percebi que por meio da modalidade, conseguiu criar uma forma de comunicação, o que beneficiou também a vida cotidiana dela em casa”, analisou o mestre.

Com tantos anos dedicados à arte e ao esporte afro-brasileiro, Jandierry já deixou de ser apenas aluna e contribui de outras formas para as aulas do CCJuv.

Jandierry é um exemplo para os colegas mais novos (Foto: Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR)

“Por ser um pouco mais velha, ela está sempre envolvida e entrosada em nossas aulas e até mesmo cuida dos meus alunos, ensinando-os e corrigindo os golpes. Tudo isso contribui muito para uma maior integração e é muito positivo para a vida dela”, comentou mestre Maycon com orgulho.

A aluna Laura Santos, de 9 anos, participa das aulas e comentou sobre a convivência com Jandierry. “É uma pessoa legal e joga [capoeira] muito bem. É muito calma, o que torna jogar com ela uma experiência agradável. Jogamos juntas e é sempre muito bom e tranquilo”, disse a menina.

Aluna Laura Santos afirmou que aulas com Jandierry são boas e tranquilas (Foto: Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR)

Braço social

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv) é um programa permanente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), que atende crianças, jovens e adultos, ofertando atividades gratuitas de cultura, lazer, música, esporte, inclusão digital e qualificação profissional, bem como ações sociais, comunitárias, de empreendedorismo e formação política.

Além da capoeira, o centro disponibiliza modalidades como balé, violão, ginástica rítmica, futebol, judô, jiu-jitsu, caratê, coral, breakdance, K-Pop, zumba, treinamento funcional e teatro. De acordo com o presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), a Casa tem procurado todas as ferramentas para aproximar o Parlamento da sociedade.

“O CCJuv oferece uma gama de atividades às nossas crianças e jovens”, destaca o chefe do Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Foto: Eduardo Andrade/ SupCom ALE-RR)

“Nosso braço social é a Superintendência de Programas Especiais e o CCJuv é um dos programas da ALE-RR que possibilita chegar às mais diversas classes sociais, sobretudo daqueles que mais precisam. Então, além de romper com a barreira da desigualdade social, a prática regular de atividades físicas proporciona às crianças e jovens uma vida mais saudável”, pontuou Sampaio.

Vagas disponíveis

A superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Valéria Sousa, destacou a relevância das modalidades oferecidas pelo CCJuv para a inclusão social e informou que os polos do Buritis, MT Arena e Pedra Pintada do CCJuv possuem vagas disponíveis à população roraimense.

Superintendente de Programas Especiais da ALE-RR, Valéria Soares, enfatizou caráter histórico e integrativo da capoeira para promoção da inclusão social (Foto: Eduardo Andrade/SupCom-ALE-RR)

Para os interessados em matricular crianças e adolescentes, são necessários os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade e CPF do aluno e dos pais, comprovante de residência, declaração escolar atualizada e uma foto 3×4. Para a matrícula do público adulto, basta levar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3×4.

“Toda a documentação deve ser entregue na sede do polo que disponibiliza a modalidade, em horário comercial”, disse a superintendente.

Confira os endereços dos polos e as modalidades ofertadas:

  • Polo Buritis

Endereço: Avenida Ataíde Teive, 3510, bairro Buritis.

Vagas para as modalidades de balé, violão, ginástica rítmica, futebol, judô, jiu-jitsu, zumba, capoeira, breakdance, coral, K-Pop, caratê, treinamento funcional e teatro.

  • Polo MT Arena

Endereço: Rua HC-04, 162, bairro Senador Hélio Campos.

Vagas para futebol.

  • Polo Pedra Pintada

Endereço: Avenida Diamante, nº 1227,bairro Pedra Pintada.

Vagas para balé.