Os professores Cláudio Delicato e Edson Damas foram eleitos pela comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Roraima (UERR).
Eles obtiveram 54,55 pontos entre os votos válidos, seguido da professora Ênia Ferst, com 28,16 pontos, e o professor Elialdo Rodrigues, com 17,29. O sistema eleitoral da Universidade Estadual atribui pesos diferentes entre os votos de professores, técnicos e alunos.
O resultado do pleito foi divulgado na noite desta quinta-feira (26) após um processo eleitoral conflituoso. Durante o período de votação, um ataque hacker bloqueou o acesso ao site da universidade e alguns estudantes relataram erro de acesso ao sistema da eleição.
Apesar disso, a UERR garantiu que as eleições seguiriam normalmente e os resultados não seriam afetados.
Recursos
Após o término do prazo estipulado para votação, que foi realizada das 8h às 20h, o sistema eleitoral gerou um relatório com o resultado preliminar da eleição, anunciado em sessão pública com a presença de representantes de todas as chapas.
Depois de prazo de três dias úteis para recursos, a comissão eleitoral vai proclamar o resultado final, que posteriormente é encaminhado para o Conuni (Conselho Universitário).
O conselho deve convocar uma sessão extraordinária para proceder o encaminhamento de uma lista tríplice para o governador Antonio Denarium que conclui o processo nomeando reitor e vice-reitor.
Quem são os eleitos?
Cláudio Delicato é atual vice-reitor da UERR e professor no curso de Licenciatura em Ciências Humanas, e no Mestrado de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania. O professor é formado em Arquitetura e Urbanismo, Filosofia e Ciências Sociais, além de do doutorado em Ciências Sociais.
Já Edson Damas é formado em Direito, Mestre em Antropologia e Doutor em Direito Socioambiental. O professor atua no Mestrado de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da UERR e é membro do Ministério Público do Estado de Roraima (MPE-RR).