ENTREGA DE ALAMAR

Colégio Militarizado do Amajari condecora estudantes e faz a primeira promoção de graduados e oficiais

Gestor administrativo do CEM Ovídio, tenente-coronel Júlio César e a recém-promovida aluna coronel Naielly Lins
Gestor administrativo do CEM Ovídio, tenente-coronel Júlio César e a recém-promovida aluna coronel Naielly Lins

O Colégio Estadual Militarizado (CEM) Ovídio Dias de Souza (XXVI), localizado no Município de Amajari, Norte do Estado, realizou na manhã desta terça-feira, 28, a solenidade de Formatura da Condecoração de Alamar concedida a estudantes que mais se destacaram nas notas e no comportamento durante o 3º bimestre do ano letivo de 2023.

Pela primeira vez, a unidade escolar fez a promoção de estudantes da sede, na Vila Brasil, e dos anexos das vilas Bom Jesus e Tepequém. O destaque foi a promoção da aluna Eloiane Naielly Rodrigues Lins, de 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio, ao posto de coronel, que a partir de agora irá comandar o Batalhão escolar. Os estudantes vão ascendendo em patentes por boas notas e bom comportamento.

No total, foram 66 alunos condecorados com o Alamar e 26 promovidos durante a solenidade que contou com a presença de autoridades municipais, familiares de estudantes e a comunidade em geral. No Anexo Bom Jesus, 11 receberam o Alamar e duas alunas promovidas: Fernanda Beatriz, a subtenente, e Gisela Brenda, a aspirante. No Anexo Tepequém, três receberam o Alamar e um promovido a 3º-sargento, Anthony Arturo.

Assessora especial do Gabinete da Secretaria-Adjunta de Coordenação dos Colégios Militarizados, Joana Lucena, discursa aos presentes

O gestor administrativo do CEM Ovídio, tenente-coronel Júlio César, ao discursar aos presentes, enalteceu o trabalho realizado pela equipe escolar e lembrou que foram condecorados os estudantes que alcançaram suas metas pelo mérito intelectual e pedagógico. Frisou que, na solenidade desta segunda-feira, foram promovidos os graduados e oficiais para o ano levito de 2024.

A assessora especial do Gabinete da Secretaria-Adjunta de Coordenação dos Colégios Militarizados, Joana Lucena, representou o secretário-adjunto, José de Souza, no evento. Ela fez questão de enfatizar a importância da família e da escola em andarem juntas para que os alunos obtenham êxito nos estudos. E destacou o papel fundamental dos professores neste processo.

“A escola só tem sucesso, com os alunos recebendo os alamares e sendo promovidos, com todos dedicados aos estudos, tudo isso se deve a vocês, professores, pela dedicação e pelo esforço aos ensinamentos repassados a eles”, frisou Joana Lucena, ao falar ao público presente.

Solenidade de formatura desta segunda-feira foi um momento de muita emoção para a comunidade escolar

SOLENIDADES – Até o dia 06 de dezembro, os 33 Colégios Estaduais Militarizados e mais o Colégio Militar da Polícia Militar vão continuar realizando as solenidades de entrega de Alamar e as promoções que vão comandar o Batalhão escolar de cada colégio em 2024, na Capital e interior.

Conforme o assessor Cívico-Militar da Secretaria-Adjunta de Coordenação dos Colégios Militarizados, coronel Arruda Souza, esses eventos cívico-militares são a concretização de um projeto que foi idealizado pelo deputado Coronel Chagas e concretizado na administração do governador Antonio Denarium.

Segundo ele, além do mérito de ter alcançado um ensino de melhor qualidade, baseado na meritocracia, em que os estudantes com as melhores notas são condecorados e promovidos, os colégios militarizados conseguiram reduzir os índices de violência envolvendo alunos dentro dos colégios e no entorno, na comunidade. “É notória também a preservação do patrimônio público escolar”, disse Arruda.