ENTREGA DE ALAMAR

Colégio Militarizado do Amajari condecora estudantes que alcançaram as melhores notas escolares

Receberam a honraria os estudantes da sede, na Vila Brasil, e nos anexos localizados nas vilas Tepequém e Bom Jesus

Gestor administrativo do Colégio Estadual Militarizado Ouvídio Dias, tenente-coronel Júlio César, durante sua fala (Foto: Simone Raposo)
Gestor administrativo do Colégio Estadual Militarizado Ouvídio Dias, tenente-coronel Júlio César, durante sua fala (Foto: Simone Raposo)

O Colégio Estadual Militarizado (CEM) Ovídio Dias de Souza (XVI), no Município de Amajari, Norte do Estado, promoveu no fim da tarde desta segunda-feira, 28, a solenidade de Formatura de Condecoração de Alamar concedida a estudantes que mais se destacaram nas notas e no comportamento. Receberam a honraria os estudantes da sede, na Vila Brasil, e nos anexos localizados nas vilas Tepequém e Bom Jesus. Pais e familiares entregaram pessoalmente a condecoração. Até o fim do mês, 33 colégios terão realizado suas solenidades em todo o Estado.

Os contemplados são estudantes que alcançaram as médias mais altas referentes ao 2º bimestre do ano letivo de 2023. O Alamar é concedido a quem obtém geral no bimestre igual ou superior a 85 e que não tenham nenhuma média em disciplina isolada inferior a 80. O agraciado ainda não pode ter ficado de recuperação em qualquer disciplina e devem estar no mínimo no comportamento “bom”.

A solenidade de entrega do Alamar é um momento especial para os familiares dos alunos e a comunidade, que fazem questão de estar ao lado de seus filhos que alcançaram boas notas e bom comportamento. É o caso da indígena Wapichana Bernadete Tarumã Batista, 71 anos, que viajou da Comunidade Garagem, a cerca de 50Km da sede, para acompanhar o neto Wanderson Batista de Souza. “Faço tudo por ele”, orgulha-se a avó ao elogiar o neto antes de iniciar a solenidade.

Embora a maior parte dos estudantes morem na Vila Brasil, onde fica a sede do CEM Ouvídio, dezenas de outros alunos são de vilas e comunidades indígenas localizadas no entorno da região do Amajari, os quais dependem do transporte escolar diariamente para estudar e retornar para as suas casas.

A solenidade de ontem contou com a presença de autoridades municipais, como a prefeita Núbia Lima, e do comandante do Batalhão do Amajari, Wendel Firmino, além de outros convidados. Em seu discurso a prefeita elogiou o trabalho realizado na escola e disse que os pais estão orgulhosos dos filhos que estão trilhando o caminho do bem.

O gestor administrativo do CEM Ouvídio, tenente-coronel Júlio César, discursou falando do trabalho realizado pelo estabelecimento de ensino e disse que ali, na solenidade, estavam sendo condecorados os estudantes que alcançaram suas metas pelo mérito intelectual e pedagógico. Ele disse que 56 alunos foram condecorados, mas que a meta é triplicar esse número no próximo bimestre.