ENEM 2024

Dicas essenciais para se preparar para a redação do ENEM

Possuir domínio da escrita formal da língua portuguesa, proposta de intervenção, esses são alguns critérios avaliados na redação, mas você sabe como utilizá-los?

Dicas essenciais para se preparar para a redação do ENEM

A prova mais aguardada do país, Enem, abre portas para o ensino superior, e os estudantes em fase pré-vestibular já estão se preparando para a prova com data marcada para os dias 3 e 10 de novembro, segundo o Ministério da Educação (MEC) este ano o Enem conta com mais de 5 milhões de inscrições.

A prova é formada por 180 questões, com matérias do ensino médio e redação valendo 1000 pontos. Com tantos pontos, a redação segue vários requisitos, mas como se preparar para atingir a pontuação máxima? Pensando nisso, aqui vão 5 dicas para os vestibulandos que buscam a aprovação no exame.

1.     Habilidades que precisam ser dominadas

O vestibulando precisa compreender os requisitos avaliados no Enem e os critérios de cada um deles. Dominar a linguagem formal da língua portuguesa, entender totalmente o tema abordado, saber usar um repertório que seja válido e eficaz, isso é extremamente importante para a escrita da redação. Além disso, a prática leva à construção de um texto com desenvolvimento de ideias e variação de repertório, praticar nunca é demais.

2.     Analisar os possíveis temas para a redação

Ficar por dentro do tema anterior de outras edições da prova é sempre uma boa forma de se preparar, já que o tema sempre foi um grande questionamento entre os estudantes. É muito importante ficar por dentro de assuntos de debate atual e causas sociais, temas como combate ao bullying, racismo estrutural, saúde, acesso a cultura, desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado pela mulher no Brasil, como foi o tema abordado ano passado.

3.     Aprimorar técnicas para construção de uma boa introdução e conclusão

Ter uma boa introdução e conclusão em uma redação do ENEM é crucial para garantir um texto com estrutura organizada e coerente. Comece sua introdução contextualizando o leitor, usando um repertório com um leque de informações que poderá ajudar a construir sua explicação diante ao tema proposto. Antecipe os problemas que irá utilizar para mostrar sua tese, utilizando 2 argumentos você poderá desenvolver um texto completo, já a conclusão mostra como solucionar os problemas mostrados no início da introdução, proposta de intervenção ou reflexão final são indispensáveis, por último, para concluir de forma perspicaz, não esqueça o encerramento impactante ao final da redação, com frases motivadoras e que possa transmitir uma mensagem positiva.

4.     Revisar o texto com atenção

Revisar a redação é sempre importante para garantir que ela esteja clara, coesa e livre de erros, corrija erros gramaticais, fique atento às pontuações, como uso de vírgulas mal colocadas, se há concordância verbal e nominal.

5.     Nunca copie os textos motivadores

Por último, mas não menos importante, nunca copie informações disponibilizadas nos textos motivadores, eles servem apenas para mostrar o tema, citar diretamente pode ser considerado plágio e isso irá afetar negativamente em sua pontuação, diante disso o exame exige que os candidatos apresentem textos originais mediante ao tema apresentado.