CAPITAL E INTERIOR

Duas escolas estaduais serão reconstruídas

O Governo anunciou a construção da nova Escola Estadual Dom Pedro I, em Caroebe, e da Escola Mario David Andrezza, em Boa Vista

Planta da Escola Dom Pedro I
Planta da Escola Dom Pedro I

Os projetos básicos para lançamento de edital para construção da nova infraestrutura da Escola Estadual Dom Pedro I, em Caroebe, e da Escola Estadual Mario David Andreazza, em Boa Vista, foram assinados nesta quarta-feira, dia 23.

A Escola Estadual Dom Pedro I foi construída na década de 80 e desde então nunca recebeu qualquer tipo de obra de reforma ou serviços de melhorias. A nova infraestrutura da unidade de ensino, localizada no Centro de Caroebe, terá 12 salas de aula e salas para o setor administrativo.

A nova escola também contará com sala de informática, que será equipada com microcomputadores com sistema multimídia, rede local e acesso à internet. O investimento na obra será de aproximadamente R$ 11 milhões, oriundos do Tesouro Estadual.

Em Boa Vista, a Escola Estadual Mario David Andreazza, que atende alunos dos ensinos Fundamental e Médio, também será demolida e uma nova infraestrutura será construída no local.

A unidade de ensino, que está localizada no bairro Caimbé, será contemplada com a construção de 12 salas e uma quadra poliesportiva moderna com padrões oficiais e arquibancadas que atenderão as normas de acessibilidade. O valor do investimento na obra será em torno de R$ 12,2 milhões, oriundo do Governo do Estado.

Planta da Escola Mário David Andreazza

O vice-governador de Roraima e Secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, destacou os investimentos para a construção das novas escolas. “Além das obras de reforma, o governador Antonio Denarium está investindo em novas infraestruturas. A equipe técnica da Seinf fez uma avaliação da Escola Estadual Dom Pedro I, em Caroebe, e foi constatado que os serviços de reforma na unidade eram inviáveis, devido a estrutura estar comprometida e deteriorada. Então nossos arquitetos elaboraram o projeto para construção de toda uma nova infraestrutura que vai mudar a realidade de toda a comunidade escolar’’, disse o vice-governador.

A secretária-adjunta da Seinf, engenheira Delchelly Roberta, detalhou os serviços que serão realizados em ambos os locais. “A construção dessas novas escolas atenderá todas as normais atuais exigidas pelo Ministério da Educação. Por exemplo, essas novas unidades, que têm mais de 30 anos de existência, receberão serviços para construção de espaços e salas com rampas acessíveis e banheiros para Portadores de Necessidades Especiais [PNE]. E, claro, serviços para instalação de estrutura metálica, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias. Além disso, para proporcionar mais segurança, toda infraestrutura de combate a incêndio e pânico, rede de câmeras de segurança e sistema de proteção contra descarga atmosférica serão instaladas nas duas escolas. Com todos esses serviços, Boa Vista e Caroebe terão uma nova realidade para que os alunos possam estudar e aprender com qualidade”, disse a secretária.

O secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, destacou que o Governo já recuperou 47 escolas e outras 15 estão com obras em andamento, e agora vai contemplar essas duas unidades escolares com reconstrução, uma em Boa Vista [Mario David] e outra em Caroebe [Dom Pedro I]. “Melhorar a infraestrutura dos prédios escolares tem sido prioridade da gestão e isso reflete na melhoria da qualidade de ensino, por garantir mais conforto e segurança à comunidade escolar”, disse.

Com a assinatura dos projetos básicos para lançamento dos editais, em breve será realizada a licitação das duas obras. Com o resultado da empresa vencedora, o Governo do Estado assinará a Ordem de Serviço para o início das obras que devem durar cerca de 10 meses.