Na celebração do aniversário do grupo Folha, importantes figuras do setor educacional de Roraima ressaltaram a contribuição do jornal para o fortalecimento do ensino superior no estado. Brena Linhares, reitora do Centro Universitário Estácio da Amazônia, Cláudio Delicato, reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Haroldo Campos, presidente Faculdade Cathedral, e José Geraldo Ticianelli, reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) destacaram o papel do veículo de comunicação na divulgação de pautas educacionais e no combate à desinformação.
Segundo os educadores, a Folha tem capacidade de fomentar o debate sobre políticas educacionais, valorizar a qualificação acadêmica e aumentar a visibilidade das instituições de ensino. Haroldo Campos e Brena Linhares, enfatizaram que essa cobertura não só atrai novos estudantes, mas também consolida a imagem das faculdades como centros de inovação e excelência.
“A cobertura educacional da Folha de Boa Vista cumpre um papel essencial ao informar a sociedade sobre temas relevantes, como eventos de extensão e questões educacionais que impactam diretamente a população”, disse a reitora da Estácio. “A abordagem cuidadosa e informativa da Folha sobre temas educacionais estimula o interesse pelo ensino superior ajudando a promover a educação como motor de desenvolvimento em Roraima”, completou o presidente da Faculdade Cathedral.
Reitores detacam o trabalho da Folha no fortalecimento do ensino público estadual
Para os reitores das universidades estadual e federal, o papel desempenhado na Folha trás transperência no ensino público e fortalece a educação no Estado. O reitor da UFRR, Geraldo Ticianeli, destaca que através das apurações e questionamentos do jornal, a universidade tem a oportunidade de prestar contas com a população e ficar ciente das decisões tomadas, que afetam a vida dos estudantes.
“A cobertura das ações desenvolvidas pela UFRR pode ajudar a construir uma identidade regional, destacando a importância da universidade para o desenvolvimento social e econômico de Roraima”, destacou Gerado Ticianeli.
Já o reitor da UERR, Cláudio Delicato, explica que o trabalho da Folha trás relevância para o ensino público estadual, reverênciando as dúvidas e esclarecendo a comunidade acadêmica.
“E isso é muito bom para a UERR justamente porque cria um canal direto com a população, no sentido de que qualquer demanda ou qualquer questionamento feito por meio da Folha imediatamente nos chega e imediatamente também é aberto espaço para darmos os esclarecimentos e as informações necessárias”, enfatiza Cláudio.
Um jornal educativo e confiável
Para os educadores, a Folha segue cumprindo um papel indispensável na promoção de um jornalismo local acessível e responsável, contribuindo não só para a educação, mas também para o desenvolvimento da sociedade roraimense.
“Em tempos de desinformação e fake news, o jornal se mantém firme no compromisso de oferecer informações claras e precisas”, afirmou Haroldo Campos. “Informações confiáveis e bem apuradas, essenciais para que a população tenha acesso a fatos verdadeiros”, completou Brena Linhares.
“O jornal contribui com a educação da população acerca de como identificar fontes confiáveis e discernir entre informações verdadeiras e falsas, promovendo uma cultura de pensamento crítico”, destaca Geraldo Ticianeli. “No caso da Folha, temos a certificação de que tudo o que é necessário e obrigatório, tanto na questão técnica quanto na questão ética, é considerado quando algo vem à tona por meio de uma matéria da Folha de Boa Vista”, finalizou Cláudio Delicato.