As eleições para gestão da Universidade Estadual de Roraima (UERR) acontecem nesta quinta-feira (26) de modo eletrônico. Quase duas mil pessoas, entre alunos, técnicos e professores, estão habilitados para decidir o pleito.
Ao todo três chapas concorrem nas eleições que definirão o reitor e vice-reitor da UERR para o quadriênio de 2024-2027. Cerca de 1700 alunos, 114 técnicos e 160 docentes serão responsáveis pela decisão.
Um diferencial das eleições de 2023 é que os habilitados votarão de forma eletrônica pelo celular ou computador. O acesso estará disponível a partir das 8h desta quinta, no endereço eleicoes.uerr.edu.br/, até às 20h, quando encerra o prazo para votação.
Conheça as chapas
Gestão e Inovação
A Chapa 01: Gestão e Inovação é formada pelo professor Cláudio Delicato, como candidato a reitor, e Edson Damas, a vice-reitor. Delicato é formado em Arquitetura e Urbanismo e Doutor em Ciencias Sociais, e além de atual vice-reitor da UERR, é docente em Licenciatura em Ciências Humanas.
Já Damas é Doutor em Direito Socioambiental e professor no Mestrado de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania. Uma das principais propostas da chapa é que universidade tenha um ensino cada vez mais tecnológico.
Renovação Já
Pela Chapa 02: Renovação Já, Enia Maria Ferst é candidata à reitora e Iris Ramírez, à vice-reitora. A candidata à reitora é Doutora em Educação em Ensino da Ciência e Matemática e docente permanente nos programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Mestrado Acadêmico em Educação da universidade.
Iris é formada em Licenciatura em Letras e Bacharelado em Administração e Direito, além de professora no curso de Letras da UERR. A chapa destaca entre as propostas que haverá maior compromisso e incentivo aos professores caso assuma a gestão da UERR.
Humana e Transparente
Elialdo de Oliveira é o candidato a reitor pela Chapa 03: Humana e Transparente, junto ao o candidato a vice-reitor, Jairzinho Rabelo. Oliveira é Doutor em Educação e professor efetivo do curso de Filosofia da UERR.
O candidato a cie-reitor, Rabelo é Doutor em Linguística e Língua Portuguesa e professor efetivo do curso de Letras da UERR. A proposta dos candidatos é voltada para uma administração transparente e com participação de alunos e professores.