DENÚNCIA

Escolas estaduais na capital e interior denunciam situação precária de funcionamento

Falta de água em bebedouros, má qualidade da merenda e assédio moral por parte da gestão estão entre as queixas.

Escola Monteiro Lobato. (Foto: Divulgação)
Escola Monteiro Lobato. (Foto: Divulgação)

Funcionários e estudantes de escolas estaduais em Boa Vista e outros municípios de Roraima relatam situações preocupantes. Na Escola Estadual Antonia Tavares, localizada em Rorainópolis, a denúncia feita pela comunidade escolar seria de que os bebedouros não estariam funcionando, o banheiro masculino estaria interditado e a fossa se encontraria saturada, trazendo incômodos. Além disso, uma grave denúncia de assédio moral envolve o gestor da instituição, que, segundo relatos, humilha as zeladoras, referindo-se a elas como “urubu”. Além disso, há relatos de falta de merenda na escola.

Em Boa Vista, na Escola Estadual Monteiro Lobato, os alunos relatam a falta de água e a inoperância das centrais de ar. O corpo estudantil também aponta a ausência de limpeza adequada e questionam a qualidade da merenda fornecida.

A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) se manifestou sobre a situação. Em nota, a Seed informou que a alimentação escolar no Colégio Estadual Militarizado Professora Antônia Tavares da Silva, em Rorainópolis, ocorre regularmente, com a última entrega de alimentos em 12 de setembro. Nos últimos dias, o menu incluiu pratos como cozido de carne com macaxeira e baião de dois.

A respeito dos bebedouros defeituosos, a Seed declarou que providenciou água em outros recipientes para atendimento aos estudantes e que acionou um técnico para reparos. Quanto aos banheiros, o Departamento de Gestão Escolar tomou ciência do problema e acionará o Departamento de Logística para uma solução rápida.

De acordo com a secretaria, a denúncia de assédio moral será investigada.

No caso da Escola Monteiro Lobato, a Seed prometeu enviar mais funcionários para auxiliar na limpeza e higienização do local. Em relação às centrais de ar, uma equipe avaliará a situação in loco. A merenda, segundo a secretaria, é balanceada, preparada por nutricionistas e está sendo fornecida normalmente. Por fim, quanto à interrupção do fornecimento de água, a Seed esclareceu que foi uma situação pontual devido a serviços de manutenção, e garantiu que a escola possui oito bebedouros funcionando corretamente.