Estudantes da rede estadual desenvolvem aplicativo e se destacam em competição nacional

Os estudantes do Colégio Estadual Camilo Dias foram selecionados para a etapa regional do Desafio Liga Jovem com solução para idosos.

Alunos selecionados para a etapa regional do desafio Liga Jovem do Sebrae — Foto: Wenderson Cabral.
Alunos selecionados para a etapa regional do desafio Liga Jovem do Sebrae — Foto: Wenderson Cabral.

Alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Militarizado Camilo Dias foram escolhidos para participar da etapa regional do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae. O desafio é considerado a maior competição de empreendedorismo tecnológico para jovens do Brasil e envolve equipes de estudantes de todo o país. O objetivo é que as equipes solucionem problemas em suas escolas ou comunidades utilizando tecnologia.

Os alunos Giovana Moro, Thiago de Brito, Júlia Gemaque e Ricardo Rodrigues representarão Roraima na etapa que envolve os selecionados da região Norte do Brasil com o aplicativo Maria, que está sendo desenvolvido por eles para ajudar idosos e cuidadores.

A aluna Giovana Moro fala sobre a função do aplicativo — Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

“A Maria vai funcionar como uma assistente virtual para os idosos e cuidadores. Ela vai estar nos smartwatches, que vai dizer como está cada paciente e vai auxiliar não só os pacientes mas também os cuidadores, que têm um trabalho que exige muito deles”, explicou Giovana.

A aluna Júlia Gemaque fala sobre planos de parcerias para a divulgação do aplicativo — Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

Júlia, uma das integrantes da equipe, falou sobre as estratégias de marketing que pretendem adotar após a conclusão do aplicativo: “Nosso público-alvo ama o Facebook. Então, por meio dessa rede social, com anúncios e propagandas, esperamos chegar até eles. O mercado de farmácias e biomedicina também está crescendo, então esperamos fazer parcerias.”

De acordo com os alunos, a expectativa é que Maria esteja pronta em cerca de um mês. Eles compartilham que o tempo de desenvolvimento poderia ser menor, mas as obrigações com os estudos têm sido priorizadas.

Os alunos, Júlia, Giovana, Thiago e Ricardo, acompanhados do professor de matemática, Alex — Foto: Wenderson Cabral

O professor responsável pela supervisão da equipe, Alex Ross, da disciplina de matemática, expressou seu entusiasmo com o reconhecimento do trabalho dos alunos. “Agora, em outubro, que é o próximo mês, a gente vai competir com outros estados da região Norte para ser recolhido, então vai só um representante da região Norte. E é muito gratificante ver o trabalho dos nossos alunos sendo reconhecido. Os alunos da nossa escola são muito bons, então fico muito feliz”, afirmou.

Leia a Folha Impressa de hoje