RECANTO DO AMOR

Família relata falta de cuidador à criança autista em Casa Mãe do Centenário

Secretaria Municipal de Educação negou falta de profissional

Casa Mãe Recanto do Amor faz parte do núcleo de creches do Centenário. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Casa Mãe Recanto do Amor faz parte do núcleo de creches do Centenário. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A família de uma criança autista, de dois anos, relatou a falta de cuidador ao menino e demais alunos da Casa Mãe Recanto do Amor, localizada no bairro Centenário. Procurada, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) negou a falta de profissionais.

De acordo com a avó do menino, a família entregou o laudo e a solicitação de acompanhante para a coordenação da creche desde quando receberam os documentos do médico, em setembro. No entanto, desde lá, a criança segue sem um cuidador para auxiliar dentro da sala de aula e, por isso, teria até se machucado.

“Por falta de cuidador ele caiu e bateu a testa. Olha o que a professora dele mandou, justificando a queda: ‘Ele ficava entrando dentro do armário das bolsas, como a dele fica no baixo todo instante ele entra no armário, ele entrou tão rápido que bateu a testa, onde bateu e ficou rodinha, bem na testa infelizmente não deu para segurá-lo'”, relatou a avó.

Ainda segundo ela, outros alunos com autismo também estariam sem um profissional.

Nota da Smec

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) foi procurada pela reportagem e informou que a situação não procede, assim como destacou que na sala de aula do menino, há três cuidadores e um professor titular. Confira a nota na íntegra:

A SMEC esclarece que não procede a informação de que alunos estão sem cuidador dentro de sala de aula. Na sala do aluno em questão há três cuidadores para atender os alunos, além do professor titular. Reforça ainda que para que a criança seja assistida por esse profissional é importante que os pais conversem com a Coordenação Pedagógica da escola, apresentando o laudo médico, e após avaliação, caso necessário, será designado um cuidador para o aluno.

A gestão municipal trabalha incansavelmente para oferecer políticas públicas inclusivas para crianças com TEA. Esse ano, por exemplo, foi inaugurado o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, que fortalece a assistência aos alunos com autismo, atendidos nas escolas municipais.

Em relação aos cuidadores, a SMEC informa que há quase 1 mil profissionais em atuação, e inclusive, mais de 130 assistentes/cuidadores escolares, aprovados no concurso de 2018, tomarão posse nesta quarta-feira, dia 11, para reforçar esse atendimento. Hoje na rede municipal, há uma média de 700 crianças com autismo, e a gestão tem trabalhado para atender a cada uma, oferecendo a melhor assistência possível.