Neste primeiro domingo (3) de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, famílias aproveitam para acompanhar e apoiar os estudantes na primeira experiência deles com a prova. Júlio Frank, de 16 anos, chegou à Escola Estadual Monteiro Lobato acompanhado da mãe, Zoraide Leon, 42.
O adolescente está na 2ª série do Ensino Médio e decidiu fazer a prova para testar os conhecimentos. No ano que vem, ele pretende realizar o exame com o intuito de ingressar no ensino superior. O estudante disse que ainda está decidindo qual curso de graduação deseja fazer.
“Vou estudar mais para fazer para valer no próximo ano. Confesso que estou bem nervoso, principalmente com a prova de matemática no próximo domingo”, afirmou.
Zoraide decidiu acompanhar o filho e mais outros colegas dele, que também vão fazer a prova. A comerciante ressaltou a importância do apoio da família aos estudantes, tanto nesta etapa como nas outras fases da vida.
“Estou nervosa por ele, mas o meu filho está preparado. É fundamental que a família esteja presente para os filhos. Sempre converso com ele para tranquilizá-lo nesse momento. Incentivamos que ele faça medicina”, disse a mãe de Júlio.
Enquanto isso, no mesmo local, Antonio de Sousa, de 54 anos, também acompanha o sobrinho de 16 anos, que fará o Enem pela primeira vez. O estudante mora em Alto Alegre e contou com a ajuda do tio para levá-lo até o local de prova, em Boa Vista.
“Meu sobrinho disse que estava tranquilo com a prova. Acredito que ele tem muitas chances de entrar na faculdade, pois a família está investindo muito nele. Eu moro em Boa Vista e, como ele foi o único da família que se inscreveu aqui, eu trouxe ele e vou esperá-lo aqui até terminar a prova. A família é o alicerce de tudo, nada mais justo do que incentivarmos a educação dele”, disse o tio do adolescente e professor.
Neste primeiro dia de provas, os candidatos vão testar os conhecimentos em 45 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Ainda haverá a prova de redação, que deve ter entre sete e 30 linhas. A duração da prova será de cinco horas e meia.