REDE PÚBLICA E PRIVADA

Governo anuncia duas Feiras de Ciências para o 2º semestre; Saiba como participar

Os melhores colocados em cada categoria receberão reconhecimento especial, incluindo menções honrosas para os orientadores dos projetos destacados

O objetivo é estimular a produção científica entre os estudantes das redes pública e privada de ensino do Estado (Foto:Ascom/Seed)
O objetivo é estimular a produção científica entre os estudantes das redes pública e privada de ensino do Estado (Foto:Ascom/Seed)

Com o objetivo de estimular a produção científica entre os estudantes das redes pública e privada de ensino do Estado, o Governo anunciou a programação de duas Feiras de Ciências para o segundo semestre letivo deste ano. Os eventos estão sendo organizados pela Secretaria de Educação e Desporto (Seed), o Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima (Ceforr) e o Sebrae/RR

A primeira delas, a II Fecind (Feira Estadual de Ciências Indígena de Roraima), acontecerá em 19 de novembro no Parque Anauá, direcionada especificamente aos estudantes das escolas estaduais indígenas. Este ano, a Fecind adotará cinco linhas de pesquisa, incluindo temas atuais como sustentabilidade e tecnologia social.

(Foto:Ascom/Seed)

As inscrições para a Fecind estarão abertas de 19 de agosto a 19 de setembro, permitindo que cada instituição de ensino inscreva até três trabalhos de iniciação científica. O edital, publicado no Diário Oficial do Estado, detalha os critérios e pode ser acessado online.

Outra feira de destaque é a XXXI Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima), marcada para os dias 21 e 22 de novembro, também no Parque Anauá. Com uma tradição de incentivo à ciência, a Fecirr oferecerá 250 vagas para apresentação de trabalhos científicos, divididos entre os diferentes níveis de ensino.

As inscrições para a Fecirr estarão disponíveis de 1º a 31 de setembro, seguindo o mesmo formato online utilizado pela Fecind. Ambas as feiras adotarão uma abordagem interdisciplinar, enfatizando as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM).

Ambos os eventos serão uma oportunidade para alunos e professores apresentarem seus projetos inovadores e científicos, competindo por troféus, certificados e medalhas. Os melhores colocados em cada categoria receberão reconhecimento especial, incluindo menções honrosas para os orientadores dos projetos destacados.