EDUCAÇÃO

IFRR Campus Boa Vista retoma as aulas após 57 dias de greve

O calendário de reposição inclui aulas aos sábados, excluindo-se os feriados

Aulas retornaram em todos os níveis e modalidades - Foto:CCS/IFRR
Aulas retornaram em todos os níveis e modalidades - Foto:CCS/IFRR

Nesta quarta-feira, 19, foram retomadas as aulas no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), abrangendo todos os cursos, níveis e modalidades. A decisão pelo retorno ocorreu após 57 dias de greve, quando servidores, técnicos e docentes optaram por retomar as atividades. Em conjunto com a gestão do CBV, foi planejado um novo calendário de reposição, que prevê aulas aos sábados, exceto nos feriados. Este calendário será divulgado à comunidade acadêmica assim que for finalizado e aprovado pelo Conselho Superior do IFRR (Consup).

Entre os dias 10 e 12 de junho, o grupo gestor do ensino, composto pelos departamentos e coordenações de cursos, realizou uma série de reuniões para avaliar a possibilidade de retorno às aulas. Nessas reuniões, foram consideradas as especificidades de cada curso, nível e modalidade, garantindo uma retomada organizada e eficiente.

Calendário de reposição de aulas foi estabelecido pela instituição – Foto: CCS/IFRR

Reuniões com pais

Além das reuniões com o grupo gestor, foram realizadas reuniões com os pais e/ou responsáveis pelos estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estas reuniões ocorreram separadamente para garantir um melhor diálogo e compreensão das famílias sobre o processo de retorno.

Segundo o diretor de Ensino do CBV, professor Ananias Noronha Filho, o objetivo das reuniões foi explicar a estruturação da proposta do calendário de reposição. “Explicamos para os pais como será o andamento de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como serão contabilizados os dias e horas letivos para o fechamento do ano letivo de 2024, cuja previsão é que seja encerrado, para os cursos técnicos integrados ao ensino médio, em janeiro de 2025 e, para os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e superiores, em fevereiro de 2025”, informou o professor.