Neste domingo (3), o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 trouxe a estudantes de todo o Brasil a expectativa e os desafios das provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Em Boa Vista, o exame terminou pontualmente às 18h, e muitos alunos deixaram as salas compartilhando as impressões sobre o conteúdo e a complexidade das questões.
Para Maria Isabele, de 17 anos, que fez a prova na Escola Estadual Maria das Neves, o tema da redação esteve presente em várias questões, além exigir argumentos aprofundados para a proposta de intervenção. O tema desse foi “Desafios da valorização da herança africana no Brasil”.
“A prova estava bem interpretativa, com muitas das questões baseadas na cultura, principalmente na cultura afro. O tema da redação era bem amplo e os textos motivacionais deixaram bem claros que os costumes brasileiros eram baseados nas tradições africanas”, comentou a adolescente.
Quem fez a primeira vez também sentiu o peso do exame. “Eu achei que as questões estavam balanceadas. Tinham as que eram fáceis e outras que tinham que ler mais. A prova mesmo eu fiz só até a 60, de resto eu só batia o olho e marcava mesmo”, disse Yuri Ranieri, de 17 anos.
“A redação teve um tema um pouco inesperado, mas nada muito alarmante. É uma questão que é presente na sociedade e dava de desenrolar”, completou o estudante que fez a prova na Escola Estadual Francisca Elzika.
Sobre a participação dos candidatos, Vívian Oliveira, de 18 anos, afirmou que as salas estavam cheias, mas não houve “engarrafamento” de pessoas. Já a prova, foi tranquila. “As questões estavam bem distribuídas, umas longas outras curtas, o que cansou bastante, mas consegui responder todas no tempo estimado. A redação foi de um tema bastante inesperado, mas nada fora do comum. Acho que consegui fazer uma boa redação”, afirmou.
A prova do próximo domingo (10) encerrará a maratona com as questões de Matemática e Ciências da Natureza, matérias que costumam ser decisivas para a pontuação final.