A partir desta sexta-feira (15), estarão abertas as inscrições para o curso de mestrado em Educação oferecido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Com 18 vagas disponíveis, o processo seletivo visa o preenchimento das vagas para ingresso no segundo semestre de 2024.
Das 18 vagas ofertadas, seis são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, em atendimento à Resolução nº 002/2017 – CEPE/UFRR, que estabelece a política de ações afirmativas da instituição. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de abril, exclusivamente pelo portal Sigaa da UFRR.
A taxa de inscrição para a seleção será de R$ 150. No ato da inscrição, os candidatos deverão anexar documentos como comprovante de pagamento da taxa, foto 3×4 recente, cópia do diploma de graduação ou documento equivalente, cópia do histórico escolar da graduação, cópia da certidão de nascimento ou casamento, além de cópias de RG e CPF, entre outros.
O processo seletivo consistirá em três etapas: prova escrita dissertativa de conhecimentos na área de educação, avaliação do projeto de pesquisa e análise de currículo. O resultado final será divulgado em 12 de julho, conforme cronograma do edital, disponível no SIGAA e na página do PPGE/UFRR.
O curso de mestrado em Educação, com duração de 24 meses, tem como objetivo formar professores pesquisadores e produzir conhecimento no campo educacional, com foco nas realidades amazônica e transfronteiriça. As aulas serão ministradas durante o período diurno no prédio do Centro de Educação (CEDUC) no Campus Paricarana da UFRR.
A coordenadora do PPGE/UFRR, professora doutora Cinara Rechico Barberena, destaca a importância do mestrado para fortalecer a área da educação e contribuir com pesquisas e formação de profissionais em Roraima e na região Norte. O curso é direcionado não apenas a professores, mas também a outros profissionais interessados em discutir a educação. A área de concentração do mestrado é “Educação e Formação de Professores”, com duas linhas de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Educativas, e Educação e Processos Inclusivos