
Alunos da Escola Municipal Francisca Gomes da Silva, localizada na comunidade indígena Serra do Truaru, zona rural de Boa Vista, estão sem transporte escolar desde o início do ano letivo. A denúncia foi feita por uma mãe de dois estudantes — um de 5 e outro de 9 anos — que afirma que, mesmo após o encerramento do primeiro bimestre, os alunos seguem sem atendimento regular.
“Já terminou o primeiro bimestre e só promessa de que nós seríamos atendidos com transporte escolar. Temos 37 alunos, e até agora nada. Uns vão a pé, de bicicleta, de moto, outros conseguem carona. Apenas uma picape está atendendo parte dos estudantes”, relatou.
A moradora disse ainda que procurou a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Boa Vista em busca de solução, mas não obteve retorno. Segundo ela, o problema não se limita à Serra do Truaru. Outras 12 comunidades indígenas da zona rural também estariam sem transporte escolar adequado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A verdade é que todas as comunidades indígenas do município estão sem transporte escolar. Aqui seriam necessários pelo menos dois micro-ônibus. Meu filho estudou, mas acredito que, dos 50 dias letivos, ele não teve nem metade de aula. Estou preocupada porque eles estão perdendo aula”, lamentou.
Outro lado
A Folha entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para solicitar esclarecimentos sobre a situação e aguarda resposta.