Para o segundo semestre letivo, serão ofertadas 3.043 vagas para matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O período de matrículas na rede estadual de ensino será de 08 a 12 de julho. Os interessados em retomar os estudos precisam ter idade mínima de 15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental (segundo segmento) e 18 anos completos para o Ensino Médio (terceiro segmento).
Em Boa Vista, 11 escolas vão disponibilizar a EJA com a oferta total de 1.824 vagas. Já no interior, serão 1.219 vagas distribuídas em outras 11 escolas em 10 municípios: Alto Alegre, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Mucajaí, Normandia, São Luiz, Rorainópolis e Pacaraima.
“Nossas escolas estão preparadas para receber os alunos e esperando todos os interessados. Este ano, o Ministério da Educação está com uma nova política para a Educação de Jovens e Adultos, que nos possibilitou ampliar vagas, incluindo também a alfabetização de adultos. Teremos cinco turmas aqui na capital nesse segundo semestre. Em breve, lançaremos esse edital”, adiantou a chefe da Divisão de Educação de Jovens e Adultos da Seed, Fernanda Rodrigues do Nascimento.
Como efetivar a matrícula?
Para efetivar a matrícula, é necessário procurar a escola mais próxima de sua residência e apresentar cópias e originais de documentos como o Histórico Escolar (se tiver), CPF e RG, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família (se beneficiário) e duas fotos 3×4 recentes.
Ou, se preferir, pode se dirigir até a Central de Matrículas, localizada na Av. Silvio Botelho, n° 249, Centro (prédio da antiga Escola Princesa Isabel).
EJA
A Educação de Jovens e Adultos é destinada às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Médio na idade própria. A modalidade está prevista na Lei n° 9394/96 (Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Ao concluir os estudos por meio da EJA, a pessoa está apta a dar continuidade em sua vida acadêmica e ingressar no Ensino Superior.
Confira as escolas que ofertam vagas para a EJA na rede estadual de ensino para o segundo semestre de 2024: