MUSICALIZANDO COM PATATI PATATÁ

Material pedagógico visa alfabetizar mais de 6 mil criança com música

Inauguração do projeto contou com a presença da dupla de palhaços Patati Patatá

O evento contou com a presença da dupla de palhaços e ocorreu às 8h30 na Escola Antônia Fernandes Cutrim, localizada no bairro Jardim Tropical. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O evento contou com a presença da dupla de palhaços e ocorreu às 8h30 na Escola Antônia Fernandes Cutrim, localizada no bairro Jardim Tropical. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O material pedagógico “Musicalizando o Alfabeto com Patati Patatá” foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (20). O evento contou com a presença da dupla de palhaços e ocorreu às 8h30 na Escola Antônia Fernandes Cutrim, localizada no bairro Jardim Tropical.

A ideia é beneficiar mais de 6 mil crianças matriculadas no segundo período da Rede Municipal de Ensino, incluindo as de escolas urbanas, indígenas e rurais.

Lançamento do material ocorreu durante evento fechado para estudantes e convidados. (Foto: Nilzete Fanco/FolhaBV)

Segundo a secretária de educação, Maria Consuelo, o material pedagógico está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a proposta curricular do município. “O material é útil para ensinar as crianças de maneira divertida e prazerosa, mas com intencionalidade pedagógica”.

Sandra Guimarães, gestora da Escola Antônia Fernandes Cutrim, explicou que o projeto surgiu como uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação voltada para a primeira infância. “É um projeto muito bonito, acredito que vai contribuir muito com o desenvolvimento das crianças, trazendo para elas alfabetização através da musicalidade. A música contribui muito com o desenvolvimento da criança, através das cores, do ritmo, e dos instrumentos musicais. Esse recurso vai agregar muito na alfabetização das crianças”.

Kit educativo. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Os professores da rede municipal passarão por treinamento e capacitação para utilizar o material de forma eficaz nas salas de aula, integrando-o ao planejamento escolar com o objetivo de promover a alfabetização de maneira lúdica e envolvente.

Os palhaços Patati e Patatá falaram sobre a participação no projeto educativo. Eles lembraram que começaram suas carreiras em escolas infantis e agora retornam com o sistema de ensino do Patati Patatá. “Poder trazer algo que vai contribuir com o conhecimento das crianças não é só um presente, é também como se fosse uma missão,” afirmou Patatá.

Dupla Patati Patatá. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A dupla destacou a importância de ensinar de maneira divertida e brincando, ajudando os professores na sala de aula com um material lúdico e musical. Patati explicou que, através da música, conseguem levar conhecimento de forma positiva para as crianças. “A gente fez uma reunião de uma forma positiva, um kit de ensino, onde a gente pudesse levar realmente conhecimento através da música. E nós nos unimos com educadores para preparar todo esse material para a primeira infância, que é muito importante no aprendizado da criança”.

Quem aproveitou esse momento foi a criançada. Benício Souza, de 5 anos, compartilhou sua experiência. “Eu brinquei muito, dancei e dei um abração no Patati Patatá. Foi muito legal”. Letícia Silva, também de 5 anos, disse que já conhecia a dupla e sabia quase todas as músicas.”Eu já conhecia eles e as músicas deles, então me diverti muito. Foi muito legal, eu nunca tinha visto eles assim”.