EDUCAÇÃO

Matrículas da rede estadual iniciam amanhã e pais fazem fila por vaga

O caso foi visto na Escola Estadual Monteiro Lobato, em Boa Vista

De acordo com os pais, eles estão na frente do portão desde a manhã de ontem, dia 06. (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)
De acordo com os pais, eles estão na frente do portão desde a manhã de ontem, dia 06. (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)

As matrículas para a rede de ensino de Roraima iniciam nesta segunda-feira (08). No entanto, pais já fazem fila para garantir a vaga dos filhos em frente a Escola Monteiro Lobato, onde funcionará a Central de Matrículas.

De acordo com os pais, eles estão na frente do portão desde a manhã de sábado, dia 06, revezando com outros familiares para não perder o local na fila.

No local, até os estudantes estão acompanhando os responsáveis. “A minha opção era o IFRR (Instituto Federal de Roraima], mas eu fiquei na lista de espera, e a outra escola perto de casa não tem vaga. Ontem quando a gente viu fila aqui, a gente já veio logo. Estamos há dois dias aqui”, contou uma das estudantes de 15 anos que espera por uma vaga na escola.

Mais de três mil vagas estão disponíveis para o Ensino Médio. (Foto: Adriele Lima/FolhaBV)

Vagas

A rede estadual de ensino em Roraima tem 12.002 vagas disponíveis para novas matrículas para o ano letivo de 2024, conforme o edital nº 172/2023.

Em Boa Vista, 3.555 vagas já foram preenchidas por meio de sorteio público destinado aos CEMs (colégios estaduais militarizados) e às escolas estaduais Lobo D’Almada e Euclides da Cunha. No entanto, ainda existem 8.638 vagas disponíveis, distribuídas entre diferentes séries e modalidades de ensino.

As vagas para a capital incluem 3.710 para o 6º ano do Ensino Fundamental II; 540 para o 6º ano em Tempo Integral; 3.161 para a 1ª série do Ensino Médio; 315 para o Ensino Médio em Tempo Integral; e 912 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Matrículas

As matrículas devem ser realizadas no período de 8 a 19 de janeiro de 2024na secretaria da unidade de ensino desejada pelos pais ou responsáveis. O atendimento será das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. No ato da matrícula deverá ser apresentado cópias e originais dos documentos:

  • Histórico Escolar,
  • CPF e RG do aluno e dos responsáveis legais,
  • comprovante de residência,
  • cartão de vacina atualizado,
  • cartão do Bolsa Família (se beneficiário),
  • e duas fotos 3×4 recentes.

Caso não seja possível obter vaga na escola desejada, a partir de 22 de janeiro, os pais devem procurar a Central de Matrículas, das 7h30 às 13h30, para auxílio na localização da vaga mais próxima da residência do aluno e com encaminhamento para a matrícula. A Central de Matrículas está localizada na avenida Jaime Brasil, 527, Centro.