Comandantes, subcomandantes e monitores militares que atuam na rede estadual de Colégios Militarizados de Roraima estão passando por um curso de capacitação que foi iniciado nesta quarta-feira,30, e segue até amanhã, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. A finalidade é tratar de procedimentos, condutas, melhorias e alinhamento de processos nos colégios, além de uma abordagem mais humanizadas por partes dos militares aos alunos da Rede.
O coronel José Augusto Arruda, assessor Cívico Militar da Secretaria Adjunta de Coordenação dos Colégios Militarizados, responsável pela capacitação, falou sobre a importância da formação contínua, bem como da necessidade de atualizar os policiais e bombeiros militares que atuam como monitores e comando do corpo de alunos reforçando a necessidade de uma abordagem mais humanizadas voltada para o respeito a criança e ao adolescente em processo de formação.
“É preciso construir um laço de harmonia entre todos os membros da comunidade escolar, incluindo no contexto os pais e responsáveis por alunos, que passam a auxiliar no crescimento intelectual e comportamental dos estudantes”, afirmou o coronel Arruda durante a abertura do curso, na manhã desta quarta-feira.
Segundo ele, com esta capacitação os policiais também aprendem técnicas para evitar conflitos dentro de uma gestão compartilhada e passa a adotar procedimentos de segurança dentro dos colégios para impedir ocorrência envolvendo o público externo contra servidores, professores e alunos de dentro do colégios, através de um plano de ação de segurança.
A abertura do curso contou com a presença do deputado Coronel Chagas, que foi o relator da lei que levou o ensino militarizado às escolas públicas roraimense. Ele fez a abertura das palestras discorrendo sobre a história de implantação e como o governo estadual abraçou o projeto.
Os palestrantes e instrutores do curso fazem parte da Rede, pertencentes aos quadro da Secretaria de Educação, abordando temas pedagógicos e psicossocial, além de militares da Polícia Militar e Bombeiro Militar com temas de doutrina militar e de proximidade através de uma abordagem mais humanizadas e de respeito compartilhado.
O curso está sendo realizado por etapas, com a metade do efetivo de militares que trabalham nos colégios participando nos dias 30 e 31 de agosto, e a outra metade irá se capacitar nos dias 13 e 14 de setembro.