ESTÁCIO

Nota do Enem aumenta as chances de ingresso no ensino superior

Muitas delas utilizam o resultado do exame para oferecer benefícios aos candidatos, como descontos que podem chegar a 100%, dependendo da pontuação obtida

O Enem é usado principalmente como vestibular, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
O Enem é usado principalmente como vestibular, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

Com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes ganham uma chance valiosa de ingressar no ensino superior. As instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam essas notas como critério de seleção para admitir novos alunos.

Maria Inmaculada Chao Cabanas, docente e pedagoga da Estácio, destaca que o ENEM abre portas para diferentes programas governamentais de acesso ao ensino superior. “Este exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), para bolsas de instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”, explica a especialista.

Além dos programas governamentais, a nota do ENEM também possibilita o ingresso em diversas instituições de ensino superior particulares. Muitas delas utilizam o resultado do exame para oferecer benefícios aos candidatos, como descontos que podem chegar a 100%, dependendo da pontuação obtida.

Em Boa Vista, a Estácio é uma dessas instituições, onde os estudantes podem aproveitar descontos em dezenas de cursos. A variedade de opções de graduação permite que os candidatos escolham entre mais de 100 cursos, incluindo Direito, Nutrição, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia, entre outros.

A instituição oferece diferentes metodologias de ensino para que o estudante escolha a que melhor se adapta ao seu perfil: Presencial, Ao Vivo, Semipresencial e Digitais (100% EAD e EAD Flex). Além disso, a instituição recentemente lançou um sistema de certificações intermediárias para agilizar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho e apresentou o programa Singular, uma proposta inovadora para personalizar a jornada dos alunos, alinhando seus interesses pessoais e profissionais com o conteúdo do curso.