ATENÇÃO

Prazo para inscrição no Enem termina nesta sexta (14)

Cronograma foi alterado para garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes.

O Enem é usado principalmente como vestibular, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)
O Enem é usado principalmente como vestibular, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

O prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 termina nesta sexta-feira, dia 14 de junho. O Ministério da Educação (MEC) alerta os candidatos para o cronograma alterado, visando ajustar as datas e garantir a participação dos estudantes do Rio Grande do Sul, afetados pelas enchentes que atingem o estado desde o final de abril.

Os interessados em realizar o exame devem se inscrever na Página do Participante, utilizando o cadastro na conta gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 19 de junho. As provas do Enem serão aplicadas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades federativas do país.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também devem ser feitas até o dia 14 de junho.

“Com essa decisão, nós queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação. Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever, pela Página do Participante. Quem está concluindo o ensino médio em escola pública não paga taxa de inscrição”, informou, por meio de nota, o ministro da Educação, Camilo Santana.

O Ministério da Educação divulgou um balanço apontando que praticamente 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública em estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão inscritos no Enem. No Rio Grande do Sul, apesar da rede de ensino ainda estar se recuperando das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública já se inscreveram, segundo o MEC.