Prazo para pedir reaplicação do Enem 2024 começa hoje

Saiba como pedir a solicitação para a reaplicação do exame

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2024 começa hoje

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 que faltaram a um ou ambos os dias de prova devido a problemas logísticos ou por estarem com doenças previstas no edital, podem solicitar a reaplicação das provas entre esta segunda-feira (11) e sexta-feira (15), até as 23h59.

As novas provas serão realizadas nos dias 10 e 11 de dezembro, para os candidatos que tiverem seus pedidos aprovados. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, reforça que esta será a única oportunidade de reaplicação do exame em 2024.

De acordo com o edital, a solicitação do candidato e o envio do documento comprobatório não garantem automaticamente a reaplicação. Apenas a aprovação do pedido pelo Inep assegura a participação na nova prova.

Como fazer?

O pedido de reaplicação do exame deverá ser feito na página do participante do Inep, entre os dias 11 e 15 de novembro. O inscrito terá que fazer a solicitação da reaplicação somente ao dia em que faltou e com uma justificativa.

A justificativa da ausência terá que se feita através do envio de um documento legível que comprove a condição que impossibilitou a presença do inscrito no dia e motivou a solicitação da reaplicação. Somente a partir do envio do documento, o pedido começará a ser analisado individualmente pelo Inep.

Caso o motivo da ausência tenha sido problemas de saúde, é necessário que seja incluído o atestado médico com a assinatura e identificação do profissional com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), além do código da Classificação Internacional de Doença (CID 10) de uma das doenças previstas em edital.

SAIBA MAIS: https://www.folhabv.com.br/educacao/prazo-para-reaplicacao-do-enem-sera-de-11-a-15-de-novembro/

Qualquer dado informado ou documento anexado na solicitação não poderão ser alterados após o envio pelo site do Inep, na página do participante. A consulta para saber se a solicitação foi aprovada ou não deverá ser consultada no mesmo.