Com o objetivo de combater a desinformação em escolas e fortalecer a democracia em ano eleitoral, o Instituto Palavra Aberta, em parceria com a Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil e com apoio do Porvir, lançou o Prêmio #FakeToFora. Os educadores que vencerem receberão até R$ 10.000,00 cada para investir em suas práticas educacionais.
Podem participar do prêmio professores de instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), atuantes no ensino fundamental II (8º e 9º anos) e ensino médio, tanto de escolas públicas quanto privadas. Os interessados podem se inscrever individualmente ou em equipes de até três professores, com a condição de que um representante seja indicado como responsável na inscrição.
Durante a pré-inscrição, os professores não precisam ter implementado o clube ou coletivo de checagem com seus alunos ainda. Basta declarar a intenção de criá-lo e registrar o processo para posterior avaliação pela equipe do prêmio.
Os três projetos vencedores receberão prêmios de até R$ 10.000,00 cada para investir em suas práticas educacionais. Além do incentivo financeiro, os vencedores terão acesso a mentoria especializada e capacitação exclusiva oferecida pela equipe do EducaMídia.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 15 de julho a 15 de agosto de 2024. Os interessados podem se inscrever através do site oficial do prêmio ou por meio do link de pré-inscrição, onde devem preencher o formulário de intenção.
Sobre o #FakeToFora
O #FakeToFora é uma iniciativa que visa envolver educadores e estudantes de todo o Brasil em ações educativas e reflexões críticas, especialmente em um período eleitoral. Este projeto de educação midiática política oferece materiais gratuitos e enfatiza o papel crucial da educação midiática na formação de cidadãos conscientes. Os participantes têm acesso a módulos que podem ser trabalhados de forma independente ou como parte de uma trilha completa, proporcionando aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de leitura crítica e checagem de informações.