A plataforma educacional Força Meninas abre inscrições para a quinta edição do prêmio “Mude O Mundo Como Uma Menina”, voltado para jovens de 13 a 21 anos de todas as regiões do Brasil. A competição, que busca projetos e ideias com potencial de transformação social, estará com inscrições abertas até 31 de outubro, através do site da iniciativa.
O programa é gratuito e busca promover educação, inovação e diversidade. Seu foco se dá em quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: educação de qualidade, igualdade de gênero, emprego digno e crescimento econômico, e ação contra a mudança do clima.
Os projetos submetidos passarão por rigorosa avaliação. Aqueles considerados viáveis e que tenham potencial para gerar impacto positivo na comunidade e na sociedade serão agraciados com suporte e incentivo para desenvolvimento.
O prêmio 2023 será dividido em duas categorias: individual e coletivo. Na individual, as jovens poderão se inscrever em cinco modalidades: criativa, líder, determinada, visionária e pioneira. Importante destacar que algumas modalidades individuais, como pioneira, visionária e determinada, contarão com o patrocínio exclusivo de empresas como a Johnson & Johnson – que busca incentivar jovens que se interessam pelas áreas STEM. A Indorama reconhecerá talentos nas ciências químicas e a ERM, consultoria em sustentabilidade, buscará reconhecer iniciativas de combate à crise climática.
A categoria coletiva, intitulada “Juntas Somos Força”, aceitará inscrições de grupos de no mínimo duas e máximo cinco meninas que desenvolvam projetos em conjunto.
Premiação e Mentorias
Os prêmios totalizarão R$ 100 mil em benefícios e dinheiro. As premiadas também receberão mentoria de nove meses por empresas como a ERM, a Hotmart e o Consulado Geral do Canadá.
Déborah De Mari, fundadora e CEO da iniciativa, ressalta a importância do prêmio: “Esperamos que as meninas se vejam como protagonistas da própria história. O prêmio mostra para estas jovens que existem trajetórias vencedoras dentro das áreas STEM e que elas podem chegar lá com o nosso apoio”.
Amanda Silva Soares, uma das vencedoras da edição de 2021, que desenvolveu um projeto de ensino de eletrônica para meninas, atestou o impacto positivo do prêmio: “O prêmio ajudou a colocar o projeto em ação. As mentorias foram essenciais para nos orientar. Tivemos contato com mulheres inspiradoras no mercado que fortaleceram ainda mais nossa iniciativa”.
As jovens interessadas devem ficar atentas ao prazo e aproveitar esta oportunidade única de alavancar seus projetos com o suporte de uma iniciativa comprometida com a transformação social e empoderamento feminino.