Nesta quinta-feira, 1°, dia em que iniciou o ano letivo da Rede Municipal de Ensino, começou a funcionar a primeira instituição da Prefeitura de Boa Vista a ofertar o 6° ano do Ensino Fundamental. A Escola Municipal Nara Ney de Araújo Machado está localizada no bairro Caçari.
Segundo o prefeito Arthur Henrique, a partir deste ano, se inicia um processo de ampliação gradual da Rede Municipal de Ensino. Desse modo, as crianças que ingressaram no 6° ano continuarão na escola do município até concluírem o Ensino Fundamental. A instituição também vai ofertar 1º e 2º ano.
“Era uma demanda que a Prefeitura recebia há anos, então agora vamos poder realizar esse desejo dos pais. É um projeto-piloto ainda, então só esta escola terá o 6° ano, onde recebemos cerca de 240 alunos de outras instituições da região. Mas, gradativamente, esse processo vai ser ampliado para outros locais da cidade”, informou.
A unidade leva o nome da professora Nara Ney de Araújo Machado, servidora que trabalhou na rede municipal de ensino por 18 anos. “Escolhemos homenageá-la por ser uma professora muito querida entre educadores e alunos”, comentou o prefeito.
Início do ano letivo
Cerca de 53 mil alunos iniciam o ano letivo 2024 em 136 escolas da rede municipal de ensino. O prefeito informou que foi mantida a mesma oferta de recursos para os professores e alunos utilizarem nas salas de aula.
“Temos laboratórios de ciências, tablets, notebooks e chromebooks para aproveitarem o auxílio da tecnologia e melhorar a educação no município. Nos próximos dias, nossa expectativa é de alcançar a marca de 56 mil alunos”, afirmou Arthur Henrique.
A secretária Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista, Maria Consuêlo, relembra da 11º Semana Pedagógica, que ocorreu nesta semana, e cita quais resultados o evento trouxe aos profissionais da educação na volta às aulas.
“Os profissionais saem motivados para iniciar o ano letivo. Todo mundo recebeu orientação de com fazer o trabalho e entregar o melhor serviço. Então, a gente espera que as crianças saiam daqui com todas as habilidades e competências desenvolvidas para cada faixa etária pedagógica”, disse.