Acadêmicos indígenas do Uiramutã, ao Norte de Roraima, participaram na manhã deste sábado, 31, da aula inaugural do 1° curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural Indígena, promovido pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) em parceria com a Prefeitura do Uiramutã. O curso será ministrado na própria comunidade indígena Uiramutã.
O evento ocorreu no malocão da comunidade, próximo à sede do município, e contou com a presença do reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, do secretário municipal de Educação, Damásio de Souza Gomes, do tuxaua Orlando Pereira, além de coordenadores, professores e acadêmicos.
A primeira turma é formada por 33 estudantes indígenas, todos da região do Uiramutã. A formação terá duração de quatro anos e meio. O curso faz parte de uma iniciativa que começou a ser planejada em novembro do ano passado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do programa PAFOR Equidade. A parceria entre o Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena, da UFRR, e a Secretaria Municipal de Educação do Uiramutã permitiu a implementação do curso na comunidade.
Além do Uiramutã, os municípios de Pacaraima e Normandia também foram contemplados com o curso. Cada um deles conta com uma turma de 33 alunos, que estudam em suas respectivas comunidades. O programa também disponibilizou vagas para o curso de Educação Especial Intercultural, cujos alunos estudam no campus da UFRR, em Boa Vista.
Durante o curso, os alunos do Uiramutã terão uma semana de aula presencial por mês, na Escola Estadual Indígena Júlio Pereira. Eles também recebem uma bolsa de estudos. A UFRR é responsável pela contratação dos professores, enquanto a Prefeitura do Uiramutã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fornece alimentação, transporte e estadia aos alunos e docentes.
Aula inaugural
A cerimônia de abertura contou com uma apresentação cultural realizada por adolescentes indígenas, que dançaram e cantaram para dar as boas-vindas aos presentes. A cerimônia também incluiu um ritual de defumação, considerado sagrado pela comunidade.
Durante o evento, o tuxaua Orlando Pereira destacou a importância da formação de professores dentro da própria comunidade. O secretário municipal de Educação, Damásio de Souza Gomes, enfatizou o valor do curso para o município e incentivou os acadêmicos a persistirem até a conclusão do curso. Ele também solicitou ao reitor da UFRR a possibilidade de um curso de mestrado na região.