
Um aluno de 16 anos foi notificado nessa sexta-feira (21) por suposta indisciplina após preencher o nome de Neymar Jr. no campo destinado ao professor em uma prova de redação. O caso aconteceu no Colégio Estadual Militarizado João Rodrigues da Silva, em São Luiz do Anauá, região Sul de Roraima.
A atitude do estudante do 2º ano do Ensino Médio foi classificada como “falta comportamental média”. Com isso, a unidade escolar decidiu aplicá-lo uma medida educativa de atividade de orientação educacional. A punição definitiva deve ser comunicada na segunda-feira (24).
Segundo a família, o aluno foi chamado a fazer a redação, com o tema “Ser Honesto é Legal”, na segunda-feira (17), em horário oposto ao regular, após o colégio identificar que o adolescente cortou a sobrancelha em formato de risco – estilo que também é adotado pelo jogador do Santos. O visual é proibido pelo colégio.
Uma familiar do estudante, que pediu anonimato, detalhou que o visual foi adotado por ele durante as férias, mas a sobrancelha não cresceu a tempo do retorno das aulas, em 6 de fevereiro. “No primeiro dia de aula [10 de fevereiro, quando ele compareceu], ele recebeu a advertência, conversaram com a mãe dele, ela concordou com a escola, porque sabem que não pode isso”, disse.
A mãe do aluno apresentou uma defesa ao colégio, na qual destaca que o filho, após concluir o texto da redação, teve dúvidas sobre que nome colocar no campo destinado ao professor, já que era um servidor não docente o aplicador da prova.
O adolescente chegou a perguntar a outros quatro colegas que estavam com ele na sala sobre que nome colocaria e eles lhe responderam que deixariam o campo em branco. “Ciente da existência do campo específico destinado à indicação de ‘nome do Professor’, resolveu escrever “NEYMAR JR”, porque ficou com receio de entregar a redação sem indicar nome do professor, e considerando que o craque Neymar Júnior é seu grande ídolo esportivo, e um exemplo de honestidade e solidariedade perante a sociedade”, diz a defesa.
O que diz a Seed
Procurada, a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) informou que o aluno não será punido por causa da redação, mas por causa de um histórico de indisciplina na instituição. Confira a nota completa:
“A Secretaria de Educação e Desporto informa que o aluno não será punido pela redação mencionada, mas sim por um histórico de atos de indisciplina registrados ao longo do tempo.
Conforme consta de relatórios e documentos oficiais da escola, a conduta do estudante já havia sido motivo de diversas notificações anteriores, demonstrando um padrão recorrente de infrações às normas disciplinares e ao Regimento Interno dos Colégios Estaduais Militarizados.
O episódio recente relacionado à redação não foi o fator determinante para a medida disciplinar adotada. Ele já havia cumprido a medida educativa que foi realizar a redação e ao invés de colocar o nome do professor, colocou o nome: Neymar Jr.
Mediante o exposto, ele foi encaminhado ao SOE (Serviço de Orientação Escolar).
A Seed, juntamente com o colégio João Rodrigues, reforça seu compromisso com a educação, o respeito e a disciplina, sempre atuando de maneira justa e conforme as diretrizes pedagógicas e normativas vigentes.”