Professor Neymar: Aluno será punido após preencher nome do craque em redação

Prova foi aplicada após adolescente adotar sobrancelha com estilo semelhante ao do atacante do Santos. Seed informou que aluno tem histórico de indisciplina no colégio

O atacante Neymar durante o duelo entre Santos e Água Santa, pelo Paulistão 2025 - 16.02.2025 (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)
O atacante Neymar durante o duelo entre Santos e Água Santa, pelo Paulistão 2025 - 16.02.2025 (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Um aluno de 16 anos foi notificado nessa sexta-feira (21) por suposta indisciplina após preencher o nome de Neymar Jr. no campo destinado ao professor em uma prova de redação. O caso aconteceu no Colégio Estadual Militarizado João Rodrigues da Silva, em São Luiz do Anauá, região Sul de Roraima.

A atitude do estudante do 2º ano do Ensino Médio foi classificada como “falta comportamental média”. Com isso, a unidade escolar decidiu aplicá-lo uma medida educativa de atividade de orientação educacional. A punição definitiva deve ser comunicada na segunda-feira (24).

Comunicado de notificação por indisciplinar ao aluno do colégio militarizado em São Luiz do Anauá (Foto: Divulgação)

Segundo a família, o aluno foi chamado a fazer a redação, com o tema “Ser Honesto é Legal”, na segunda-feira (17), em horário oposto ao regular, após o colégio identificar que o adolescente cortou a sobrancelha em formato de risco – estilo que também é adotado pelo jogador do Santos. O visual é proibido pelo colégio.

Uma familiar do estudante, que pediu anonimato, detalhou que o visual foi adotado por ele durante as férias, mas a sobrancelha não cresceu a tempo do retorno das aulas, em 6 de fevereiro. “No primeiro dia de aula [10 de fevereiro, quando ele compareceu], ele recebeu a advertência, conversaram com a mãe dele, ela concordou com a escola, porque sabem que não pode isso”, disse.

A mãe do aluno apresentou uma defesa ao colégio, na qual destaca que o filho, após concluir o texto da redação, teve dúvidas sobre que nome colocar no campo destinado ao professor, já que era um servidor não docente o aplicador da prova.

O adolescente chegou a perguntar a outros quatro colegas que estavam com ele na sala sobre que nome colocaria e eles lhe responderam que deixariam o campo em branco. “Ciente da existência do campo específico destinado à indicação de ‘nome do Professor’, resolveu escrever “NEYMAR JR”, porque ficou com receio de entregar a redação sem indicar nome do professor, e considerando que o craque Neymar Júnior é seu grande ídolo esportivo, e um exemplo de honestidade e solidariedade perante a sociedade”, diz a defesa.

O que diz a Seed

Procurada, a Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto) informou que o aluno não será punido por causa da redação, mas por causa de um histórico de indisciplina na instituição. Confira a nota completa:

“A Secretaria de Educação e Desporto  informa que o aluno não será punido pela redação mencionada, mas sim por um histórico de atos de indisciplina registrados ao longo do tempo. 

Conforme consta de relatórios e documentos oficiais da escola, a conduta do estudante já havia sido motivo de diversas notificações anteriores, demonstrando um padrão recorrente de infrações às normas disciplinares e ao Regimento Interno dos Colégios Estaduais Militarizados.

O episódio recente relacionado à redação não foi o fator determinante para a medida disciplinar adotada. Ele já havia cumprido a medida educativa que foi realizar a redação e ao invés de colocar o nome do professor, colocou o nome: Neymar Jr.

Mediante o exposto, ele foi encaminhado ao SOE (Serviço de Orientação Escolar).

A Seed, juntamente com o colégio João Rodrigues, reforça seu compromisso com a educação, o respeito e a disciplina, sempre atuando de maneira justa e conforme as diretrizes pedagógicas e normativas vigentes.”