Educação

Professor recebe homenagem em último dia de aula e video viraliza: 'gratificante'

João Carlos do Nascimento Lopes é professor de matemática há 21 anos. Homenagem ocorreu em setembro, quando precisou ser afastado para fazer uma cirurgia.

João Carlos do Nascimento Lopes é professor de matemática há 21 anos (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
João Carlos do Nascimento Lopes é professor de matemática há 21 anos (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O último dia de aula do professor de matemática João Carlos do Nascimento Lopes em 2023, ficou marcado em sua memória pela homenagem realizada por alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Militar da PM Derly Vieira. O vídeo viralizou nas redes sociais e possui mais de 790 mil visualizações.

O professor foi afastado por recomendação médica, pois precisa fazer uma cirurgia no joelho e irá trabalhar na parte administrativa da unidade escolar. Há 21 anos em sala de aula, ele afirma que precisou segurar o choro ao passar pelo corredor de aplausos. A homenagem ocorreu no dia 28 de setembro, mas repercutiu em outros perfis das redes sociais nesta sexta-feira (13).

“Foi a caminhada mais difícil da minha vida. Eu já vi várias homenagens, principalmente quando o professor parte para outro plano, mas nunca tinha visto uma homenagem ainda em vida. Foi um momento ímpar, que vou guardar para o resto da vida”, disse o professor.

“Sentimento do dever realizado. Sou um professor que procuro trazer o aluno para perto, gosto de estar conversando, sou conselheiro, que gosta de estar orientando. Pois, afinal de contas, o sucesso do aluno, é o sucesso do professor. O fracasso do aluno, é o fracasso do professor”, disse.

Nas redes sociais, ex-alunos de João Carlos ao longo de 21 anos, também prestaram homenagens. “Já foi meu professor. Excelente profissional e ser humano”, disse uma ex-aluna. “Com certeza um dos melhores professores que já passou pelo CME. Muito orgulho de ter sido aluna dele”, afirmou outra. O professor iniciou a carreira em Mucajaí, na Escola Estadual Antônio Nascimento Filho. Em Boa Vista, também lecionou na Escola Estadual Lobo D’Almada e em colégios particulares da capital.

Depois de realizar a cirurgia e retornar às salas de aula, o professor afirma que os próximos 9 anos que restam antes da aposentadoria, serão diferentes em relação aos 21 anos que já possui na profissão.

“Serão nove anos que vou ter um outro olhar. Mais voltado para o humano, do que para simplesmente aquele cara que chega e aplica a sua matéria. O sentimento é de alegria, de felicidade. Meu olhar para cada um deles no trajeto do corredor era de que esses jovens serão daqui a pouco médicos, advogados, ou outra profissão qualquer. Saber que fiz parte desse momento, é muito gratificante”, afirmou.