EDUCAÇÃO

Professores aprovados em concurso da rede municipal cobram convocação

Segundo os professores, a Prefeitura de Boa Vista teria priorizado a contratação de professores horistas ao invés de convocar os aprovados

O seletivo foi realizado no início de 2023 (Foto: Arquivo FolhaBV)
O seletivo foi realizado no início de 2023 (Foto: Arquivo FolhaBV)

Os aprovados no seletivo para pedagogos, professores de arte e educadores físicos, realizado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista no início de 2023, cobram a convocação dos 116 profissionais que restam na lista de aprovação. Segundo eles, o órgão teria priorizado a contratação de professores horistas, que estariam ocupando as vagas dos aprovados no concurso. 

Os professores mencionaram que, das 771 vagas do certame, cerca de 150 foram reclassificados ou não assumiram, o que daria oportunidade para os próximos da lista serem convocados. Porém, ao invés disso, afirmam que estão sendo contratados professores horistas para assumirem as vagas. 

“Da categoria de pedagogos, de 700 foram chamados 600 e cerca de 150 reclassificaram, ou seja, pediram para ir para o final de fila. O restante não quis assumir. Na última convocação, 200 foram chamados. Desses 200, cerca de 50 não assumiram. Isso tudo pode ser comprovado pelos diários oficiais”, disse um dos aprovados no seletivo, que optou por não se identificar.

Alegam também que, quando questionado nas redes sociais, o prefeito Artur Henrique diz que em breve irá convocá-los, mas “o argumento se estende há um ano”.

O que diz a Prefeitura

A FolhaBV solicitou o posicionamento do órgão municipal, que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) esclarece que o concurso da educação realizado no ano de 2022 contempla diversas áreas, entre elas o cargo de professor pedagogo, arte educadores e educadores físicos. A prefeitura convocou 471 profissionais na primeira turma e 242 na segunda, totalizando 713 professores.

Informamos ainda que o seletivo realizado em 2024 pela gestão municipal contemplou o cargo de professor pedagogo, apenas para áreas indígena e rural.

Esclarecemos também que a prefeitura vem cumprindo com o planejamento e compromisso de convocar mais professores, pois a rede de ensino está sendo ampliada e novas escolas estão sendo inauguradas.
Sobre o professor horista ou que estejam em regime de horas, a SMEC reforça que os profissionais seletivos são desligados de acordo com a apresentação dos novos servidores efetivos e que sua existência atual também se dá em razão da substituição temporária de professores de atestado ou de licença médica.

Matéria atualizada às 17h08 com nota da Secretaria Municipal de Educação.