Professores da educação básica em Roraima podem participar do Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que já está com inscrições abertas em diversas instituições de ensino superior do país. No estado, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) é uma das instituições participantes, oferecendo parte das 250 mil vagas disponíveis inicialmente.
Clique aqui para realizar a inscrição.
O curso, com carga horária de 120 horas, é promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é capacitar os educadores para criar práticas pedagógicas que atendam às demandas da educação especial, com foco na inclusão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A formação será dividida em quatro módulos, abrangendo temas como:
- Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
- Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva;
- Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e
- Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.
Os participantes terão acesso a material didático, atividades interativas mediadas por tutores, estudos de caso e relatos de experiências práticas. As avaliações incluirão a elaboração de textos, recursos pedagógicos e projetos.
Como participar
As inscrições devem ser realizadas diretamente nos sites das instituições participantes, que possuem processos seletivos e prazos específicos. Além da UFRR, universidades como a Federal do Tocantins (UFT), Federal do Maranhão (UFMA), e Estadual do Ceará (UECE), entre outras, também estão com vagas abertas.
A lista completa das instituições e detalhes sobre prazos e documentos estão disponíveis na página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), no site da Capes.