Profissionais da Educação pretendem criar o Sindicato dos Profissionais da Educação Municipal (Sindpem) para centralizar as demandas por direitos específicos da categoria em Boa Vista. A entidade promete começar com aproximadamente 1 mil sindicalizados.
Nessa quarta-feira (10), nove profissionais se reuniram para formar a comissão de organização da assembleia geral de fundação. O grupo marcou para 8 de fevereiro, às 19h, no auditório do IFRR (Instituto Federal de Roraima), a reunião que promete oficializar a criação do Sindpem.
Um dos representantes da comissão, o professor Círio Ricardo, afirmou que o sindicato surge da necessidade de ter amparo jurídico para fiscalizar os recursos da Educação – a exemplo do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) – e reivindicar valorização salarial, melhores condições estruturais e novos concursos públicos junto à Prefeitura de Boa Vista.
“A constituição de uma entidade visa justamente a gente abraçar a luta pela fiscalização e, de fato, obrigar o Município a apresentar as contas de forma transparente”, destacou Ricardo sobre o Fundeb.
A expectativa do professor é de que a comissão organizadora que conduzirá a assembleia seja aclamada eleita, caso não haja chapa concorrente, e que divida sua atuação em departamentos voltados, por exemplo, às causas de cuidadores, assistentes de aluno, professores indígenas e profissionais da Educação especial. Círio Ricardo afirmou que o edital de convocação da reunião será publicado em breve e que qualquer profissional pode concorrer à primeira eleição.
Comissão de organização da Assembleia Geral de fundação do Sindpem
- Círio Ricardo
- Gilson Rodrigues da Costa
- Inádira José Silva de Souza
- Ivany Souza da Silva
- Jenylson Cley Vanderley
- Jhonatan Madureíra
- Márcio Bahia Campos
- Michele Carvalho
- Rejane Carvalho