Projeto "Maria vai à escola" certifica 250 alunos em Boa Vista

O Projeto integra a campanha "Agosto Lilás", levando a Lei Maria da Penha às salas de aula, por meio de rodas de conversa, com participação ativa das crianças nas discussões

Alunos da rede municipal recebem certificado pela participação no projeto (Foto: Semuc)
Alunos da rede municipal recebem certificado pela participação no projeto (Foto: Semuc)

Durante a campanha “Agosto Lilás”, o Projeto “Maria vai à escola” alcançou mais de 4 mil alunos da rede pública municipal, com o objetivo de combater a violência doméstica. A Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) certificaram 250 alunos da Escola Maria Francisca da Silva Lemos nesta terça-feira, 27, pela participação no projeto.

Criado em 2015 em Boa Vista e desenvolvido pela Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), o projeto utiliza metodologias que incentivam os alunos a refletirem e expressarem suas opiniões. Desde 2023, o “Maria vai à escola” integra a campanha “Agosto Lilás”, levando a Lei Maria da Penha às salas de aula, por meio de rodas de conversa, com participação ativa das crianças nas discussões.

Foto: Semuc

“O projeto é inserido no currículo escolar dos alunos da rede municipal como uma abordagem preventiva, visando formar bons cidadãos. Além disso, reforça o estímulo à reflexão sobre o respeito ao próximo e como agir diante de situações de violência doméstica”, explicou Jaqueline Nunes, gerente de Apoio Pedagógico Psicossocial da SMEC.

Elisa Valentina, 11 anos, compartilhou que a ação reforçou o que seus pais já lhe ensinavam. “Algumas coisas eu já sabia, mas aprendi coisas novas que acho que vão me ajudar na vida, como direitos humanos e a igualdade de gênero. Foi bem legal participar. Estou feliz com o meu certificado. Achei bem bonito”, contou.

Já Ítalo Bryan, também de 11 anos, revelou que após as aulas, compreendeu a importância da  Lei Maria da Penha. “Eu achei bem interessante. Eu não tinha muito conhecimento sobre os direitos das mulheres. Sinto que aprendi muito e agora entendo melhor como funciona”, contou.

Elisa e Ítalo com seus certificados pela participação no projeto “Maria vai à escola” (Foto: Semuc)

Maria vai à escola

O projeto atua desde 2015, parceria da Prefeitura de Boa Vista com o Tribunal de Justiça de Roraima. A iniciativa já alcançou 35 escolas e 4.403 alunos. Atualmente, o projeto conta com oito pedagogas da SMEC, responsáveis por tornar as aulas mais leves e dinâmicas, utilizando suporte didático e pedagógico fornecido pelo TJRR. Com duração de oito aulas, o encerramento é sempre marcado pela entrega de certificado aos alunos.

Leia a Folha Impressa de hoje