Projeto sobre o oceano para alfabetização de crianças autistas é premiado em hackathon da NASA

A ideia é de estudantes da Licenciatura em Física, da UFRR; a roraimense Vitória Gabriele vai representar o estado e a região Norte em evento de tecnologia em Brasília

O projeto de Lucas Nóbrega, Guilherme Meireles,  Vitória Gabriele Moreira, Nelson Albuquerque e João Lucas Costa foi o grande destaque do NASA Space Apps Challenge. (Foto: arquivo pessoal)
O projeto de Lucas Nóbrega, Guilherme Meireles, Vitória Gabriele Moreira, Nelson Albuquerque e João Lucas Costa foi o grande destaque do NASA Space Apps Challenge. (Foto: arquivo pessoal)

Uma equipe de universitários roraimenses desenvolveu um inovador plano de aula voltado para a alfabetização oceânica de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). O projeto foi premiado no NASA Space Apps Challenge, maior hackathon do mundo, em Boa Vista. Agora, um dos integrantes representará o estado e a região Norte em um evento nacional de tecnologia em Brasília.

A proposta da equipe, composta por Guilherme Meireles, João Lucas Costa, Lucas Nóbrega, Nelson Albuquerque e Vitória Gabriele Moreira, foi criar um material didático acessível e inclusivo, baseado nos dados do satélite PACE, da agência espacial estadunidense, que monitora os ecossistemas oceânicos. “O grande desafio [para a gente] era construir um conjunto de materiais que os professores pudessem utilizar em sala de aula, para construir uma alfabetização oceânica para os alunos, junto com os dados desse satélite”, explicou Vitória.

O hackathon oferece a oportunidade de colaborar com soluções inovadoras para desafios globais apresentados pela NASA. Por isso, o plano de aula foi pensado para ser uma ferramenta pedagógica universal, podendo ser utilizado por professores de qualquer parte do mundo com crianças com TEA.

“O plano de aula foi totalmente fundamentado na abordagem ABA [Análise do Comportamento Aplicada, que é uma técnica utilizada na educação de crianças autistas]. Também utilizamos a abordagem do behaviorismo de Skinner, focando no reforço positivo para melhorar o aprendizado dos alunos e a abordagem de aprendizagem ativa para que o plano funcione em qualquer lugar do mundo, permitindo que qualquer professor possa realizar uma alfabetização oceânica de forma eficaz”, detalhou a universitária.

Além do conjunto de informações e ferramentas, os estudantes criaram instruções para a criação de uma maquete tátil do oceano e um jogo educativo digital que facilita a compreensão dos fenômenos.

Destaque no hackathon

O projeto foi o grande destaque do hackathon da NASA, que ocorreu no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), em Boa Vista, entre os dias 5 e 7 de outubro. Com a premiação de primeiro lugar, Vitória Gabriele representará Roraima e a região Norte no no BB Digital Week, um evento promovido pelo Banco do Brasil, em Brasília, nos dias 28 e 31 de outubro.

A estudante premiada destacou a importância dessa oportunidade para a visibilidade do trabalho realizado pela equipe e para o estado.

“Participar desse evento foi uma experiência incrível. No ano passado, também competimos, mas não ganhamos. Desta vez, conseguimos vencer e ficamos muito felizes com o reconhecimento. É muito gratificante saber que vamos poder representar Roraima e a região Norte nesse evento tão importante”, finalizou Vitória.