O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), anunciou a abertura de 25.022 vagas para matrículas na rede estadual de ensino em 2025. As vagas estão distribuídas entre escolas da capital, Boa Vista, e dos municípios do interior. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado e pode ser consultado clicando AQUI.
Novidade: ampliação do Ensino Médio Noturno
Uma das principais inovações para o próximo ano é a ampliação da oferta do Ensino Médio noturno, que contará com mais 1.971 vagas. A medida atende às demandas de jovens que precisam conciliar estudo e trabalho, buscando reduzir a evasão escolar.
“Sabemos da realidade em que muitos jovens precisam trabalhar para ajudar nas despesas de casa e acabam abandonando os estudos. Essa política nacional vem para incentivar a permanência desse jovem na escola”, explicou Raimunda Rodrigues, secretária adjunta de gestão da Educação Básica da Seed.
Em Boa Vista, nove escolas estaduais oferecerão vagas para o Ensino Médio noturno. No interior, 15 escolas em nove municípios também participarão da iniciativa.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Além do Ensino Médio noturno, a EJA continua como uma opção para aqueles que desejam retomar os estudos. No total, 3.887 vagas serão ofertadas em todo o estado, divididas entre o 2º segmento (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e o 3º segmento (1ª a 3ª série do Ensino Médio). Diversas escolas na capital e no interior estão incluídas nesse programa.
Colégios Militarizados
Os colégios estadual militarizados também têm vagas abertas, com um total de 4.501 posições distribuídas entre 25 colégios e duas escolas civis. O sorteio público já foi realizado, e o resultado está disponível no site oficial da Seed.
Educação Indígena
As escolas indígenas, presentes em diversas comunidades de Roraima, continuarão atendendo os estudantes sem necessidade de novos editais, devido à capacidade atual considerada suficiente pela Seed. Ao todo, são 251 instituições voltadas a essa população.
Calendário de matrículas
As matrículas para novos alunos ocorrerão de 6 a 17 de janeiro de 2025 e deverão ser realizadas diretamente nas secretarias das escolas, tanto na capital quanto no interior. Para efetivar a matrícula, será necessário apresentar documentação, como histórico escolar, certidão de nascimento, RG e CPF do aluno (se houver), comprovante de residência, cartão de vacina atualizado, e duas fotos 3×4 recentes. Para menores de idade interessados no Ensino Médio noturno, os pais ou responsáveis deverão assinar uma autorização.
Caso as vagas não sejam preenchidas no período inicial, a Central de Matrículas funcionará de 21 a 30 de janeiro no novo endereço: Praça do Centro Cívico, nº 550, Centro, Boa Vista.