O Governo de Roraima adquiriu mais 119 kits de robótica para incrementar a educação estadual. Os kits vão atender inicialmente estudantes de escolas que ofertam o Ensino Médio, e a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) já começou a distribuição do material.
Os conjuntos foram adquiridos com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com investimento na ordem de R$ 2,7 milhões.
No ano passado, o Governo realizou a distribuição de 165 kits de robótica para 15 escolas da capital e interior que ofertam o ensino médio.
“Já entregamos 22 mil tablets com chip de internet para estudantes do Ensino Médio, estamos substituindo computadores dos setores administrativos das escolas por equipamentos modernos e agora adquirindo os kits de robótica para modernizar o ensino. São ações que buscam alavancar a nossa educação e assim melhorar também os nossos índices educacionais”, destacou o governador Antonio Denarium.
O secretário de Educação e Desporto, Mikael Cury-Rad, frisou que a nova entrega é mais um grande investimento do Governo de Roraima para melhorar a qualidade do ensino.
“Estamos entregando mais 119 kits para escolas tanto da capital quanto do interior e indígenas. É um investimento de mais de R$ 2 milhões que agrega as inovações tecnológicas às práticas docentes em sala de aula, fortalecendo nossa educação”, disse.
CAPACITAÇÃO
No início desta semana, professores orientadores de tecnologia recebem capacitação sobre o manuseio dessa inovadora ferramenta no processo de ensino. A capacitação atende profissionais da capital e acontece no auditório do Instituto de Educação de Roraima (Ierr).
“Esse curso é importante porque vai permitir que os professores possam ter acesso à robótica, para que possam desenvolver trabalhos com os seus alunos, incrementando mais ainda as suas disciplinas”, afirmou o gerente do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seed, Samuel Castro.
Entre os profissionais que participam da capacitação, está o professor Maycon Molleta, que atua na Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Estadual Gonçalves Dias. Ele utiliza a robótica para estimular o aprendizado entre os estudantes autistas.
“Às vezes a gente subestima o aluno e nosso objetivo é mostrar que todos os alunos são capazes de se desenvolver em determinadas áreas. A robótica é uma área que conversa com outras disciplinas. Percebemos que com ela [robótica], o aluno consegue se desenvolver mais, e o aprendizado para ele fica mais significativo no dia a dia”, explicou Maycon.
KITS
Os kits são bem robustos, com 3.800 peças, material didático, fontes de alimentação e possuem materiais de mecânica e estática, investigação de fenômenos ópticos, energias renováveis, de introdução à eletrônica, construção de programação e robôs móveis.
E ainda material sobre exploração de conceitos relacionados à dinâmica, eletropneumática, robôs de automação, coleta de dados e exploração do conceito de “internet das coisas”, que é a rede de dispositivos e outros objetos incorporados com sensores, software e conectividade de rede que permite coletar e compartilhar dados.