O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) antecipou para 4 de fevereiro a divulgação do resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU). A data marca também o início do prazo para os aprovados confirmarem participação nos cursos de formação obrigatórios para os blocos de cargos 1 a 7. Para os aprovados no bloco 8, de nível médio, essa etapa não será necessária.
O anúncio foi feito pela ministra Esther Dweck durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (14). “No dia 4 de fevereiro, serão publicadas as listas dos aprovados nas vagas já previstas no edital. Os convocados para os cargos que exigem curso de formação serão chamados nesse mesmo dia”, informou.
Os candidatos terão até 5 de fevereiro para confirmar interesse na primeira convocação, diretamente na área do candidato. O MGI reforçou que, conforme previsto no edital, até três convocações podem ser realizadas para cada cargo, com as próximas chamadas programadas para 11 e 18 de fevereiro, sempre com prazo de dois dias para manifestação.
Eliminação de opções inferiores
A ministra ressaltou que a confirmação para o curso de formação em um cargo elimina automaticamente o candidato das listas de classificação para os cargos indicados abaixo de sua preferência inicial. “Na área do candidato, será exibida uma mensagem sobre a convocação. Ao aceitar, ele confirma a matrícula no curso e, consequentemente, sai das demais listas classificatórias”, explicou Dweck.
Apoio financeiro aos convocados
Durante o curso de formação, os participantes receberão 50% do salário-base do cargo. Segundo Esther Dweck, a medida busca garantir condições financeiras aos candidatos enquanto concluem essa etapa preparatória.