Roraima fica abaixo da meta do Ideb em todas as etapas de ensino

O estado quase superou a meta nos anos inicias, mas teve menor resultado no Ensino Médio

O Ensino Médio teve índice de 3,5, ficando 1,8 pontos a menos da meta projetada para 2023. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
O Ensino Médio teve índice de 3,5, ficando 1,8 pontos a menos da meta projetada para 2023. (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Em todas as etapas de ensino, o estado de Roraima ficou abaixo da meta projetada do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023. Os resultados do índice foram publicados nessa quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A edição do Ideb 2023 não possui metas estipuladas, mas os resultados são comparáveis com as edições anteriores, neste caso comparado à meta de 2021. De acordo com o indicador, Roraima alcançou 5,5 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), 0,4 pontos a menos da meta; resultado de 4,3 pontos nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, sendo 1,1 a menos; e 3,5 no ensino médio, com 1,8 pontos a menos do índice projetado.

Os resultados indicam que o estado quase superou a meta nos anos inicias, ficando abaixo apenas por 0,4 pontos. Além disso, mostra que os resultados cresceram ao longo do ciclo 2007-2021, tanto nos anos iniciais e finais.

Reflexo no Brasil

O resultado do Ideb em Roraima faz parte do reflexo brasileiro. Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.

Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais. “Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral”, defendeu.

Metas e projeções

O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. 

O Indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, o Distrito Federal, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Conforme o Inep, em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas.