Roraima tem 81 beneficiados pelo Fies, com alta proporção de mulheres

Para se beneficiar com o Fies, basta ter participado do Enem a partir da edição de 2010 e ter atingido média superior a 450 pontos

A mudança foi aprovada pelo Comitê Gestor do Fies e começa a valer na próxima aplicação do exame (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
A mudança foi aprovada pelo Comitê Gestor do Fies e começa a valer na próxima aplicação do exame (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em Roraima, 81 alunos foram beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) em 2023. O programa do governo federal tem como objetivo conceder financiamento em cursos superiores de instituições privadas de educação.

Em relação a raça ou cor, o percentual de pessoas negras beneficiadas pelo Fies no último ano foi de 77,78%. As mulheres foram as mais contempladas em Roraima, respondendo por 61,73% do total.

Ao todo, foram beneficiadas 50.186 pessoas no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC). As mulheres foram as mais contempladas, respondendo por 68,23% do total. Quanto à raça ou cor, a maioria das pessoas beneficiadas (56,1%) são pardas ou pretas, enquanto 41,89% são brancas.

Instituído pela Lei 10.260/2001, o Fies é um programa do Governo Federal voltado para a concessão de financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram à política e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

FIES

Para se beneficiar com o Fies, basta ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010 e ter atingido média superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

FIES Social

A criação do Fies social permitiu que metade das vagas serão destinadas à estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, participantes do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar de até meio salário mínimo per capita. Também foram instituídas cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, ampliando o caráter inclusivo e social do Fies.

Leia a Folha Impressa de hoje