EDUCAÇÃO

Roraimense representa o Norte em Colóquio Internacional sobre Imaginários Urbanos

Colóquios ICHT acontecem desde 2016 alternadamente entre o Brasil e a França. Estudante é a única da região Norte a participar.

Marcelly é formanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFRR. Foto: Arquivo Pessoal
Marcelly é formanda em Arquitetura e Urbanismo pela UFRR. Foto: Arquivo Pessoal

O trabalho “Ambiências Urbanas da Gastronomia Espontânea no Estacionamento do Estádio Canarinho”, da formanda em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima, Marcelly Bitar, foi selecionado para participação no Colóquio Internacional ICHT 2023 – Construir e Habitar a Terra, Imaginários Urbanos.

O trabalho foi o único da região Norte do Brasil a ser aceito no colóquio.

Os colóquios ICHT acontecem desde 2016 alternadamente entre o Brasil e a França, sendo que a última edição foi feita de forma híbrida com base em Saint-Étienne na França em 2021. A intenção desses encontros coloquiais continua a ser o reconhecimento e a renovação de pesquisas sobre as relações dos imaginários com o construir e o habitar a Terra, sob uma perspectiva transdisciplinar e internacional que integre aspectos reflexivos, críticos e projetuais.

A edição de 2023 será realizada de forma presencial em São Paulo, entre 30 de outubro e 1 de novembro, e terá um desdobramento com atividades práticas externas realizadas na cidade do Recife, em interação com a UFPE, entre 6 e 8 de novembro.

Com o estacionamento do Estádio Canarinho como objeto de estudo, Marcelly explorou explorou, sob a ótica das ambiências urbanas, o comportamento e as manifestações identitárias-culturais que fazem do local o que ele é.

“Escolhemos um espaço público da cidade, que é o estacionamento Estádio do Canarinho, onde foi possível observar as ambiências urbanas. Entender que as pessoas que dão um novo significado a esse espaço, o comportamento delas, e como ele funciona a partir do que as pessoas fazem ali e o que ele tem para que elas se comportem dessa forma”, explica.