Os servidores do Instituto Federal de Roraima irão realizar uma paralisação de suas atividades a partir da próxima quarta-feira (10). A decisão, que se alinha a uma greve nacional já em curso, foi tomada durante uma assembleia geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEP), realizada nesta quinta-feira (4).
Entre as principais demandas dos servidores está a reestruturação do plano de cargos e salários dos técnicos administrativos em educação. Segundo Larissa Sombra, servidora do IFRR, essa é a principal pauta que mobiliza o movimento. Um grupo de trabalho já elaborou um relatório final sobre o assunto, o qual foi entregue ao Ministério da Educação (MEC).
Larissa ressalta que a paralisação do dia 10 não marcará o início da greve, mas sim um momento de mobilização e conscientização. “Após a adesão à paralisação, os servidores irão avaliar o desenvolvimento do movimento e decidirão em uma nova assembleia se continuarão em greve ainda este mês”, explicou.
A servidora também destacou que a mobilização não se restringe apenas ao IFRR, mas faz parte de um movimento nacional em busca de melhorias na educação. “E falando nisso, eu já estou articulando com alguns deputados federais de Roraima, senadores também, para que eles possam ter conhecimento e levantem essa bandeira”, concluiu.
De acordo com ela, o calendário de atividades de conscientização será divulgado em breve.