O prazo final para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerra nesta terça-feira (21). Iniciado na última sexta-feira (17), o processo permite aos estudantes concorrerem a vagas em instituições públicas de ensino superior com base na média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com o cronograma oficial, os resultados da chamada regular serão divulgados até 26 de janeiro. Os candidatos selecionados terão o período de 27 a 31 de janeiro para efetuarem suas matrículas. Já aqueles que desejarem participar da lista de espera têm até o dia 31 de janeiro para manifestarem interesse.
O Sisu, gerido pelo Ministério da Educação (MEC), possibilita aos participantes escolherem até duas opções de cursos oferecidos pelas instituições participantes. Durante todo o período de inscrição, é permitido modificar as escolhas de curso, sendo considerada válida a última opção registrada no sistema.
A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela internet, através do sistema disponível no portal gov.br. Ao acessar o sistema, os candidatos têm suas notas do Enem automaticamente recuperadas para utilização no processo seletivo.
Além da escolha dos cursos, os candidatos também preenchem um questionário socioeconômico, fundamental para a aplicação das políticas de cotas. Para participar, é necessário ter obtido nota superior a zero na redação do Enem 2024 e não ser classificado como treineiro.
A lista de espera do Sisu oferece uma oportunidade adicional aos candidatos que não forem selecionados inicialmente em suas opções de curso. Os interessados devem acompanhar os prazos estabelecidos e ficar atentos às atualizações sobre as vagas disponíveis.